Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Incêndios: Fogo de Vila de Rei dominado. A23 novamente cortada

Reconquista - 15/08/2017 - 10:00

A23 foi novamente cortada, entre Soalheira e Castelo Novo. Incêndios que começaram em Louriçal do Campo e Vila de Rei são os mais preocupantes.

Partilhar:

No Louriçal do Campo ainda há várias colunas de fumo visíveis. Foto Reconquista

O troço da A23 entre Soalheira e Castelo Novo, no concelho do Fundão, foi cortado na tarde desta terça-feira devido ao incêndio que lavra desde domingo na serra da Gardunha.

Segundo a Infraestruturas de Portugal o corte é em ambos os sentidos.

O incêndio que começou na tarde de domingo no concelho de Vila de Rei e que mobiliza o maior número de meios no distrito está dado como dominado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Segundo esta entidade continuam no local quase 800 operacionais, 224 veículos e três meios aéreos, meios provenientes não só do distrito de Castelo Branco mas também de outros seis distritos e de Espanha.

O incêndio que começou em Louriçal do Campo na madrugada de domingo e que agora lavra com intensidade no concelho do Fundão continua ativo com duas frentes de fogo.

No local estão ainda mais de 350 operacionais, mais de 100 veículos e 13 meios aéreos.

Este incêndio afetou localidades como Castelo Novo e Alcongosta, depois de ameaçar outras como Casal da Serra.

Na madrugada de segunda para terça-feira quatro bombeiros ficaram feridos sem gravidade depois de o veículo de combate a incêndios onde seguiam ter resvalado por uma ravina.

A Câmara Municipal do Fundão acionou o Plano de Emergência Municipal.

“Com a ativação do Plano pretende-se assegurar a colaboração das várias entidades intervenientes, garantindo a mobilização mais rápida dos meios e recursos afetos ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Fundão e uma maior eficácia e eficiência na execução das ordens e procedimentos previamente definidos, garantindo-se, desta forma, a criação de condições favoráveis à mobilização rápida, eficiente e coordenada de todos os meios e recursos disponíveis no concelho do Fundão, bem como de outros meios de reforço que sejam considerados essenciais e necessários para fazer face à situação de emergência”, justifica o município em comunicado.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, além do troço da A23, continuam cortadas a ligação da estrada nacional 18 entre Castelo Novo e o Fundão, bem como a nacional 348 entre Chão da Serra e Lagoa Azul, em Vila de Rei.

 

Notícia atualizada às 16H15 de terça-feira com o corte da A23

COMENTÁRIOS