Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Incêndios: Comboio de mercadorias provoca oito focos entre Lardosa e Castelo Branco

Lídia Barata/José Furtado - 31/08/2022 - 17:22

VÍDEO Oito focos de incêndio deflagraram ao longo da linha férrea entre Lardosa e Castelo Branco. Circulação foi interrompida

Partilhar:

Os bombeiros estão no terreno apoiados por meios terrestes e aéreos

Oito focos de incêndio deflagraram na tarde desta quarta-feira, dia 31 de agosto, tendo o primeiro alerta sido registado no Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco às 16H12, junto à localidade de Lardosa.

Às 16H23 já eram oito os focos de incêndio, entre Lardosa e Castelo Branco, ao longo da linha férrea.

Segundo o CDOS, estas ocorrências terão sido provocadas pelo comboio de mercadorias que seguia no sentido norte/sul.

Na Lardosa o incêndio que atingiu uma zona de mato encontrava-se resolvido depois das 17H00 mas os outros focos, que em Castelo Branco atingiu uma zona de povoamento florestal, continuaram ativos, com os meios de combate no terreno.

A sirene fez-se ouvir com insistência, mas para estes locais foram mobilizados de imediato dezenas de operacionais, apoiados por meios terrestes e vários meios aéreos.

Meios aéreos estiveram envolvidos no combate. Foto João Carrega/ Reconquista

 

A Infraestruturas de Portugal confirmou ao Reconquista "que pelas 16H30 a circulação foi suspensa na linha da Beira Baixa, entre Alcains Castelo Branco para permitir o combate a vários focos de incêndio" e que a causa dos mesmos "irá ser apurada pelas autoridades competentes".

Cerca das 19H00 a CP confirmava ao Reconquista que ainda havia ligações a serem afetadas por estes incêndios, com quatro composições a aguardarem por autorização para avançar. 

Este é o segundo incêndio na zona no espaço de um mês, depois de as chamas terem consumido uma área de mato e pasto junto ao antigo aeródromo a 26 de julho.

 

COMENTÁRIOS

José de Castilho
à muito tempo atrás
Já vi comentários no fb de testemunhas a dizer que viram uma roda, que terá bloqueado, a fazer fogo com o atrito. Admira-me o longo trajecto que foi necessário para a CP se ter apercebido fo problema, aibda por cima a partir do rxterior. Que condições de segurança são aquelas. Espero que rsse misterioso apuramento do que aconteceu não seja transcendente, seja real e is prejuízos indemnizados. Isto tem que ser justo.
Como não estava nem estou em Castelo Branco admito que haja aí quem esteja melhor informado por ter presenciado.