Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Inclusão: Cansado entra na rota do triatlo

Lídia Barata - 08/06/2021 - 12:11

Uma modalidade completa e inclusiva é o que a Escola de Triatlo de Castelo Branco está a treinar com jovens migrantes dos projetos da Amato Lusitano.

Partilhar:

A Associação do Bairro do Cansado criou em plena pandemia uma nova seção desportiva, juntando à sua tradição no atletismo e ao ultra trail o triatlo, modalidade que não tinha enquadramento na cidade e que chegou à coletividade pela mão do professor Martim Velez.

Apesar de todas as contingências impostas pelo Covid-19, que atrasaram os trabalhos, está tudo a postos e a 10 de julho, pela primeira vez, Castelo Branco organiza uma prova de triatlo.

A recém-criada Escola de Triatlo de Castelo Branco tem tudo acertado com a Federação de Triatlo de Portugal e a Câmara Municipal, tendo já os percursos ratificados.

“Vamos receber atletas a nível nacional, pois é uma prova a pontuar para o Campeonato Regional Jovem, que engloba Castelo Branco, Abrantes e Portalegre. Mas como é uma prova aberta, apesar de só pontuar para os mais jovens, os mais velhos também podem participar, na distância mais longa, para darem a conhecer a modalidade”, explica Martim Velez ao Reconquista.

A natação, o ciclismo e a corrida, em várias distâncias, são a base deste combinado desportivo, que além da competição, se destaca também pela vertente inclusiva.

Como os treinos ficaram condicionados “lembramo-nos de propor à Amato Lusitano o triatlo como modalidade para estes miúdos praticarem, pois fazia todo o sentido”.

O professor propôs e a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (AL-AD) aceitou, tendo assim uma dezena de jovens refugiados, que fazem parte do projeto Nós Com os Outros – Escolhas 8.ª Geração (NCO E8G) a treinar uma vez por semana.

“Para já o trabalho desenvolve-se aqui, mas o objetivo é levá-los fora de portas, a um terreno neutro, para poderem treinar com outras crianças e jovens” e, mais tarde, “a algumas provas do campeonato jovem”, avança Martim Velez, referindo ainda que “se as condições de saúde permitirem, em setembro será introduzida a vertente da piscina”.

Na prova de 10 de julho, no complexo de piscinas municipais, os mais pequeninos (6 anos) vão nadar 25 metros (podendo ser apoiados por um adulto), pedalar 200 metros e correr 100 metros.

Os de 15 anos nadam 250 metros, pedalam 2,5 quilómetros e correm mil metros.

São estes os escalões que podem ser afetos à Escola de Triatlo, de acordo com os critérios da Federação, mas a secção é aberta a todos e os mais velhos também podem treinar sob as orientações de Martim Velez.

Até porque muitos ambicionam chegar às provas de longa distância, como o Iron Man (Homem de Ferro) na qual a distância total vai aos 3800 metros de natação, 180 km de bicicleta, finalizando com a maratona.

COMENTÁRIOS