Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Vaticano: Horas para o Senhor

- 07/03/2024 - 9:32

A iniciativa “24 Horas para o Senhor” é um evento de oração querido pelo Papa Francisco, a ser celebrada entre a sexta-feira e o sábado que antecedem o IV Domingo da Quaresma

Partilhar:

A iniciativa “24 Horas para o Senhor” é um evento de oração querido pelo Papa Francisco, a ser celebrada entre a sexta-feira e o sábado que antecedem o IV Domingo da Quaresma. Tem como objetivo oferecer aos fiéis a oportunidade de vivenciar um momento de intensa oração e encontrar o caminho de reaproximação para o Senhor. Concretamente, propõe-se às comunidades, na sexta-feira à noite e durante todo o dia de sábado, prever uma abertura extraordinária das igrejas e santuários, oferecendo a possibilidade de aceder às Confissões, de preferência num contexto de Adoração Eucarística animada, na certeza que «no centro [da vida cristã] o sacramento da Reconciliação […] permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia» (Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia Misericordiae Vultus, 11 de abril de 2015, n. 17).
Quaresma de oração e reconciliação
A proposta “24 Horas para o Senhor” constitui uma excelente oportunidade para aproximar os católicos que estão longe da Igreja. O convite dirigido às comunidades eclesiais é redescobrir, com maior ardor e entusiasmo, a beleza desta iniciativa e os belos frutos de conversão que este evento pode trazer. Espera-se que o tempo de graça da quaresma seja aproveitado para propor tempos fortes de oração e reconciliação.
• Nas comunidades, pode-se começar na sexta-feira à noite com a Santa Missa ou a Liturgia da Palavra; segue-se a exposição do Santíssimo Sacramento e o início da adoração eucarística, animada por vários gruepos paroquiais.
• Os responsáveis devem estabelecer tanto o programa de toda a Adoração quanto a sua duração, com a possibilidade de confissões em turnos. Nas diferentes horas de Adoração, podem intercalar-se momentos de canto, de silêncio, de Lectio divina, de recitação do terço meditado, etc. O evento pode terminar com a celebração da Santa Missa festiva na tarde de sábado.
• Em comunidades menores, a adoração noturna pode ser substituída por um breve tempo de oração na noite de sexta-feira, proposto da seguinte forma:  1) liturgia penitencial,  2) exposição do Santíssimo Sacramento, 3) adoração eucarística silenciosa ou animada por um grupo de oração, convidando todos à reconciliação sacramental com Deus.
A presença dos Missionários da Misericórdia que, desde o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, têm desempenhado o seu serviço sacramental, será de grande ajuda na celebração deste evento.

COMENTÁRIOS