Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

InovCluster lidera candidatura de valorização do queijo

- 15/02/2024 - 18:32

A InovCluster - Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, com sede em Castelo Branco, é líder na candidatura a fundos comunitários do CENTRO2030 para a Valorização dos Produtos Endógenos: Estratégias de Eficiência Coletiva

Partilhar:

A InovCluster - Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, com sede em Castelo Branco, é líder na candidatura a fundos comunitários do CENTRO2030 para a Valorização dos Produtos Endógenos: Estratégias de Eficiência Coletiva. A formalização da EC PROVERE - Queijos Centro de Portugal foi feita, no dia 9 de fevereiro, na Escola Superior Agrária de Coimbra, com a assinatura do contrato de consórcio que envolve 38 entidades (desde agrupamentos de produtores, empresas do setor, grupos de ação local, comunidades Intermunicipais, associações empresariais, a entidades de ensino superior e do sistema científico).

O programa dá continuidade ao trabalho realizado no âmbito de uma anterior candidatura que pretendeu valorizar a Fileira do Queijo (projeto que decorreu entre 2019 e 2022 financiado pelo Centro2020, Portugal2020 através do FEDER). Para a sua concretização foram já realizadas algumas ações no sentido de auscultar e recolher contributos dos agentes ligados ao setor, através de reuniões e entrevistas, tendo já este ano, promovido um Fórum estratégico e sessões de trabalho em vários espaços do território.

Em nota, a InovCluster sublinha que “a Fileira do Queijo tem uma relevância estratégica para o desenvolvimento económico do território. Todos os meios direcionados para a valorização do recurso endógeno ‘Queijo’ serão fundamentais para cimentar e acrescentar valor às da fileira, tornando- a mais competitiva e uma peça chave para a preservação da identidade histórica, cultural, gastronómica e paisagística desta Região”.

COMENTÁRIOS