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Internet Segura: Alunos de Proença prontos para o combate às notícias falsas

Reconquista - 10/02/2023 - 12:00

Parar, refletir e ter sentido crítico foram alguns dos conselhos deixados aos alunos de Proença-a-Nova para combater as notícias falsas.

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Reconquista participou numa das sessões

Parar, refletir e ter sentido crítico foram alguns dos conselhos deixados pela jornalista Lídia Barata, do Reconquista, aos alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova que participaram na manhã de terça-feira, dia 7 de fevereiro, numa sessão sobre “Fake News” (notícias falsas), no âmbito da Semana das Profissões. A pertinência do tema coincidiu com o Dia da Internet Segura, efeméride que se comemora há 20 anos.

Títulos exagerados e sensacionalistas, links estranhos ou desconhecidos e uma formatação estranha na apresentação, ausência de uma fonte ou uma fonte credível, fotografias ou vídeos que aparentam ser manipulados, erros otográficos ou uma linguagem pouco clara, são alguns dos sinais de alerta para identificar uma notícia falsa, ou pelo menos, para aguçar a curiosidade em verificar a autenticidade e fiabilidade do conteúdo.

Em caso de dúvida, deve confirmar-se sempre a data da notícia, as fontes e a forma como os factos são relatados, que, a serem verdadeiros estarão também vertidos noutras reportagens que se podem pesquisar facilmente, e, no caso de a informação estar errada ou ser deliberadamente falsa, a primeira coisa a fazer é denunciar.

Ideias reforçadas pelo diretor do Agrupamento, João Paulo Cunha, e pelo professor coordenador dos cursos profissionais, Jorge Santos, na sessão de abertura, onde realçaram que a velocidade a que tudo acontece e as notícias se sucedem, obrigam a uma maior atenção e reforço dos mecanismos de verificação.

Existem vários sites que permitem confirmar, com grande rigor, a veracidade de informações, imagens e vídeos e que estão igualmente ao alcance de um clique.

sala lotada de nativos digitais, as dúvidas colocadas e o nível de participação, demostrou interesse e que estão atentos também às questões da literacia mediática, pois só com consumidores de informação exigentes, poderá haver produtores de conteúdos responsáveis no futuro.

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