Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

IPCB e UBI aumentam vagas para licenciaturas

João Carrega - 09/09/2021 - 9:30

O Politécnico de Castelo Branco e a Universidade da Beira Interior aumentaram as suas vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior. No total são disponibilizadas mais 62 vagas.
 

Partilhar:

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Universidade da Beira Interior aumentaram em 34 e 28, respetivamente, o número de vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA). As duas instituições de ensino utilizaram, deste modo, o mecanismo anunciado, na última semana pela tutela, que permite às instituições aumentarem o número de vagas ainda para o CNA.
Com este aumento do número de lugares disponíveis aos cursos de licenciatura, o IPCB disponibilizou um total de 1079 vagas e a UBI 1360. Os candidatos têm, entre 7 e 9 de setembro, a possibilidade de atualizarem as suas opções.
A nível nacional foram criadas mais 3080 vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior. Em nota enviada à nossa redação, a Direção Geral de Ensino Superior revela que com este aumento "serão agora disponibilizadas um número total de 56043 vagas, o que representa um aumento de aumento de 6% face ao número de vagas inicialmente fixado (52963 vagas)”.
De acordo com  a nota enviada à nossa redação, "o reforço de vagas agora definido resulta de um esforço de mobilização das instituições de ensino superior para responder ao apelo feito pelo Governo na sequência do elevado número de candidaturas à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público".
Tal como revelámos, ”este ano candidataram-se 63 mil 878 estudantes ao ensino superior para 52 mil 242 vagas disponíveis, atingindo-se um recorde de candidaturas desde 1996”.
Em nota enviada ao Reconquista, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior refere que "o aumento registado no número de candidatos ao ensino superior público demonstra uma confiança crescente dos jovens e das suas famílias na formação superior, nas instituições e nas vantagens decorrentes da qualificação superior, o que assume particular relevância no contexto do processo em curso de recuperação económica e social na sequência da crise internacional associada à pandemia de COVID-19".
Para a tutela, "o número crescente de candidaturas ao ensino superior público ganha especial importância no ano em que cresceu, pelo quarto ano consecutivo, o número de diplomados pelo ensino superior, atingindo um novo máximo anual de 86 mil novos diplomas em 2019/2020. Ao mesmo tempo, a taxa de escolaridade do ensino superior da população residente entre os 30 e os 34 anos atingiu os 45,5% no 2º trimestre de 2021, reforçando a tendência crescente dos últimos anos".
Os resultados da 1ª fase do Concurso nacional de Acesso ao Ensino Superior são divulgados no dia 27 de setembro. A segunda fase de candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior decorrerá entre o dia 27 de setembro e 8 de outubro.
 

COMENTÁRIOS