Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ensino Superior: IPCB e UBI garantem 2300 novos alunos

João Carrega - 30/09/2021 - 15:35

No próximo ano vão entrar nas instituições de ensino superior do distrito mais de 2300 novos alunos.

Partilhar:

Entre a UBI e o IPCB vão estudar mais de 2300 novos alunos

77 por cento dos alunos que se candidataram ao ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso (CNA), foram colocados na 1ª fase. Na região, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) tem colocados, por esta via, 638 novos estudantes, o que corresponde 62,91% das vagas, aos quais se juntam, segundo a instituição, 500 alunos colocados através dos concursos especiais.

A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu 1247 alunos, o que corresponde ao preenchimento de 94% das vagas disponibilizadas. Em nota, enviada à nossa redação, a UBI revela que restam apenas 124 vagas para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso.

Verifica-se assim a tendência de anos anteriores na forma como os alunos entram nos cursos das duas instituições de ensino superior do distrito. A UBI faz quase o pleno no CNA. No IPCB há uma clara repartição entre as entradas pelo Concurso Nacional de Acesso e os concurso especiais (maiores de 23 anos; titulares de diploma de especialização tecnológica; titulares de diploma de técnico superior profissional; titulares de outros cursos superiores; estudante internacional; titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados).

“Está assim assegurado o funcionamento do 1º ano de todas as licenciaturas do IPCB, sendo que a grande maioria terá ocupação plena de vagas”, esclarece o politécnico em nota enviada à nossa redação. 

No concurso Nacional de Acesso, a instituição albicastrense viu várias licenciaturas ficarem com as vagas totalmente preenchidas, com destaque para Enfermagem, Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia, Fisiologia Clínica, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Enfermagem Veterinária, Serviço Social, Desporto e Atividade Física, Solicitadoria, Design de Interiores e Equipamento, Design de Moda e Têxtil, e Design de Comunicação e Audiovisual. Em sentido contrário há licenciaturas que não tiveram candidatos pelo CNA, como acontece as engenharias de Energias Renováveis; Civil; Eletrotécnica e das Telecomunicações; Industrial; e Proteção Civil. “Realce para o facto de 86% dos alunos que escolheram os cursos do Politécnico, terem-no feito como primeira escolha”, salienta do IPCB.

Na mesma nota, o Politécnico adianta que estão também colocados 210 alunos distribuídos por 11 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). A instituição aguarda agora pelos resultados da 2.ª fase de candidatura aos CTeSP. Os números divulgados pelo politécnico contemplam ainda “242 estudantes matriculados nos mestrados e 111 candidatos a Pós-Graduações com funcionamento na modalidade de ensino a distância”.

 

UBI A Universidade da Beira Interior preencheu a quase totalidade das vagas pelo Concurso Nacional de Acesso, mantendo a tendência dos últimos anos. Dos 1332 lugares disponíveis 1247 ficaram ocupados. 23 dos 31 cursos de licenciatura ficaram completos. “Os resultados divulgados este domingo colocam novamente a academia entre as mais procuradas pelos estudantes entre as instituições de Ensino Superior afastadas dos maiores centros urbanos nacionais”, revela a instituição em nota enviada à nossa redação.

Segundo a UBI, “o Mestrado Integrado em Medicina obteve as classificações mais altas, com os colocados a apresentarem notas de candidatura superiores a 183,2, seguindo-se o 1.º Ciclo em Engenharia Aeronáutica (165,1) e o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (164,6)”.

No mesmo comunicado, a Universidade da Beira Interior destaca que a capacidade “em atrair bons candidatos pode verificar-se ainda por outros quatro cursos, onde foram necessárias classificações próximas dos 160, para conseguir um lugar: Ciência Política e Relações Internacionais (163,6), Psicologia (162,1), Ciências Biomédicas (158,4) e Gestão (157,5)”.

A segunda fase do CNA decorre até 8 de outubro.

COMENTÁRIOS