Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

IPCB: Escolas com 3,5 milhões de euros para poupar água e energia

Reconquista - 24/02/2023 - 17:06

Investimentos estão previstos para as escolas superiores de Tecnologia e de Saúde Dr. Lopes Dias.

Partilhar:

Escola Superior de Tecnologia vai ser beneficiada. Foto arquivo

 

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai investir mais de três milhões e meio de euros na melhoria da eficiência energética das escolas superiores de Tecnologia e de Saúde Dr. Lopes Dias, ambas no campus da Talagueira.

O politécnico diz em comunicado que a verba resulta de duas candidaturas apresentadas no âmbito do Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central, estando destinados dois milhões e 170 mil euros para a Escola Superior de Tecnologia e um milhão e 470 mil euros para a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.

Este dinheiro será investido na “redução do consumo de energia e de água, e subsequente redução das emissões de CO2”, explica o IPCB.

O processo de candidatura implicou uma auditoria para a identificação dos problemas existentes nas duas escolas.

António Fernandes, o presidente do IPCB, mostra-se satisfeito com esta aprovação que para a instituição “irá contribuir para a clara melhoria das condições de conforto proporcionadas à comunidade académica” e compromete-se a continuar a investir na melhoria das instalações “mesmo que para tal tenha que recorrer a verbas próprias da instituição, com tem vindo a ser feito no passado recente”, diz a mesma em comunicado.

Nas duas escolas está ainda prevista a substituição de toda a iluminação, a instalação de novas coberturas com isolamento térmico e a aplicação de isolamento térmico em paredes exteriores.

Alguns dos atuais aparelhos de climatização serão também substituídos e será instalada uma unidade de produção para autoconsumo, instalação ou correção de autoclismos de descarga dupla e torneiras temporizadas e um contador de água com comunicação dos consumos para plataforma digital.

Estão ainda previstas campanhas de publicidade e sensibilização em ambas as escolas para chegar à Classe A na Classificação Energética Final dos edifícios intervencionados, define o IPCB.

COMENTÁRIOS