Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

IPCB: Orçamento para 2023 cresce 8,6 por cento

Reconquista - 23/08/2022 - 10:28

Proposta diz que verba disponível para 2023 será superior a 25 milhões de euros.

Partilhar:

Foto arquivo Reconquista

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai ter um orçamento para 2023 superior a 25 milhões de euros, mais dois milhões de euros do que aquele que está atualmente em vigor.

O reforço da verba é possível graças a 500 mil euros adicionais atribuídos pelo Governo, a 495 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência e a projetos das áreas de investigação e desenvolvimento, explica a instituição liderada por António Fernandes.

A proposta apresentada representa assim um aumento de 8,6 por cento, diz a instituição em comunicado, sublinhando que na “linha do que tem vindo a acontecer” espera um aumento da receita das propinas devido ao crescimento do número de alunos, que foi superior a 500, o que deverá significar um acréscimo de 84 mil euros em propinas cobradas.

O Orçamento do Estado para 2023 reserva mais de 18 milhões e 700 mil euros para o IPCB, que segundo a instituição destinam-se "a fazer face aos encargos previstos com pessoal”.

A restante verba “é compensada através do recurso a receitas próprias, o que permite manter o equilíbrio financeiro”.

O IPCB diz que também conseguiu 184 mil euros para melhorar a eficácia energética das suas infraestruturas e mais 75 mil euros destinados à requalificação de edifícios.

A verba para os Serviços de Ação Social também sobe para 775 mil euros, mais 110 mil euros que este ano.

O presidente do IPCB diz em comunicado que este projeto de orçamento “responde às necessidades previstas e encontra-se alinhado com a política estratégica seguida para o IPCB enquanto instituição cada vez mais moderna, especializada, sustentável e determinante no desenvolvimento económico, social e cultural da região e do país, e na valorização das pessoas”.

COMENTÁRIOS