Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

JMJ: Jovens preparam participação no evento

Lídia Barata/Cláudia Baltazar - 12/01/2023 - 8:00

São 40 os participantes da Unidade Pastoral de Alcains já inscritos e que estão a desenvolver diversas atividades para angariar algumas ajudas monetárias.

Partilhar:

Jovens de Alcains, Escalos de Cima, Lardosa, Lousa e Tinalhas têm angariado verbas

Com os olhos postos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ter lugar de 1 a 6 de agosto em Lisboa, há um grupo de jovens de cinco paróquias da Unidade Pastoral de Alcains que querem marcar presença no maior encontro de jovens do mundo. São cerca de 40, entre jovens e catequistas, que estão a usar esta contagem decrescente para fazer caminho de oração, trabalho, celebração, mas também para desenvolver algumas atividades com vista a conseguir angariar algumas ajudas monetárias para fazer face ao valor associado à sua participação, que é de 235 euros por participante (inclui alojamento, seguro, transporte, alimentação, entrada em museus e kit da JMJ). Desde fevereiro de 2022, com a chegada dos símbolos da JMJ que “há pressa no ar” a evocar a festa, a alegria de participar no grande encontro com o Papa Francisco e os jovens de todo o mundo, fazendo jus ao lema do próprio evento.

 

 

A mesma “pressa no ar” que é partilhada pelos jovens inscritos das paróquias de Alcains, Escalos de Cima, Lardosa, Lousa e Tinalhas, que têm preparado diversas iniciativas com o apoio dos pais, dos catequistas, dos párocos e da comunidade em geral. Nestas cinco paróquias, desde dezembro que estes jovens têm promovido a venda de bolos, salgados e chá depois das eucaristias dominiais, venda de rifas, organização de cabazes de Natal, estando a decorrer nas paróquias de Alcains, Escalos de Cima e Lousa o tradicional Cantar das Janeiras. No próximo domingo, dia 15 de janeiro, os jovens vão participar na Feira de Santo Amaro, estando ainda prevista a organização de um jantar e um espetáculo de ballet, em data a anunciar.

Para os jovens, mais do que angariar verbas, destacam a recetividade, o acolhimento e a união da comunidade que participa com entusiasmo nas diversas atividades desenvolvidas. Já para o padre Miguel Coelho, que tem acompanhado de perto os jovens em ação “todas as ideias são bem-vindas”, até porque “este é sem dúvida um marco importante na vida das comunidades cristãs, com uma dimensão espiritual e cultural, e uma oportunidade única para fortalecer a união com Deus e a fraternidade com os povos”. Refere ainda que estão também “a organizar as pré-jornadas, que vão acontecer na última semana de julho nas diversas paróquias”.

 

 

Recorde-se que o Arciprestado de Castelo Branco vai receber 500 jovens de uma Diocese de França. “Estamos a esforçar-nos para que nas 10 paróquias da Zona Pastoral de Alcains, haja famílias que queiram acolher dois ou mais jovens na sua casa”. Tal como já foi noticiado, as famílias de acolhimento apenas têm de disponibilizar dormida e pequeno-almoço, porque ao longo do dia, os jovens visitantes terão um programa a cumprir, no âmbito da JMJ. Contudo, “o desafio é também organizar um programa para esta semana de animação”.

COMENTÁRIOS