Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

JMJ Lisboa 2023: Símbolos estão a chegar à cidade

Lídia Barata - 02/03/2022 - 20:00

Os símbolos da JMJ ficam em Castelo Branco até sábado, dia em que serão entregues à Diocese da Guarda, numa celebração presidida por D. Antonino Dias.

Partilhar:

Castelo Branco recebe os símbolos da Unidade Pastoral de Alcains

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Lisboa, em 2023, chegam esta quinta-feira, dia 3, a Castelo Branco. A passagem de testemunho é feita pela Unidade Pastoral de Alcains, numa celebração na Igreja Matriz da Lousa.

Recorde-se que os símbolos que foram confiados aos jovens por São João Paulo II percorrem as dioceses do país anfitrião da JMJ, o que está a acontecer em Portugal e, até dia 5 de março, na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, onde chegam movidos pelo lema: “O sonho de chegar a todos”.

É a todos mesmo que querem chegar, pelo que todos são convocados a participar nas procissões, vigílias e outros momentos de oração que se vão realizando por onde passam.

Na Unidade Pastoral de Alcains, tal como Reconquista noticiou na última edição, os símbolos serão entregues à comitiva das paróquias de Castelo Branco na Lousa.

Na cidade, a sexta-feira, dia 4 de março, às 9H00, a cerimónia de receção (na oração da manhã), será na Igreja de São José Operário, seguindo uma hora depois para Taberna Seca. Às 10H30, os símbolos visitam o Lar São Roque, às 11H00, o Hospital Amato Lusitano, às 11H15 a Escola da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, às 11H45 os Cuidados Continuados, ao meio dia o Centro Comunitário, às 12H15 a sede da Santa Casa da Misericórdia e às 12H30 o Centro Adriano Godinho.

No período da tarde, às 14H00, a comitiva desloca-se aos infantários do Centro Social Padres Redentorista e das Zitas (Cooperadores da Família). Às 15H00 seguem para a Associação de Apoio À Criança, às 16H00 para o Complexo da Terceira Idade de Lentiscais e, às 17H00, à APPACDM, na Carapalha.

Para as 17H30 está marcada uma caminhada a pé, com a participação de D. Antonino Dias, que também preside à vigília na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, às 18H30, onde termina esta peregrinação a pé pela cidade. Às 20H30 os símbolos partem para a Sé Cocatedral de Castelo Branco, onde, às 21H30, terá lugar uma Vigília de Adoração da Cruz, o Terço e a Via-Sacra. A Cruz ficará ali em adoração toda a noite.

Na manhã de dia 5, às 9H30 será feita a Oração da Manhã e às 10H30 uma alocução de D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, coordenador-geral do evento e responsável pela área logística do seu Comité Organizador Local, que tem vindo a desafiar os jovens a fazer parte desta “experiência única na vida”. Segue-se uma caminhada com os símbolos até ao Parque da Cidade onde, às 11H30 tem lugar a Eucaristia e entrega dos símbolos à Diocese da Guarda, numa cerimónia presidida pelo bispo diocesano, D. Antonino Dias que, recorde-se, considera que este percurso pela Diocese “tem sido motivador”, corroborando que há “um entusiasmo grande” nos locais por onde passam e as jornadas “motivam as pessoas”, a partir do “trabalho de base dos padres e dos catequistas. Todos estão a fazer com que isto vá para a frente e sensibilize não só os jovens, mas a próprias famílias e os adultos”.

COMENTÁRIOS