Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

JMJ: Catequeses com os bispos

Ecclesia - 06/04/2023 - 9:39

A Jornada Mundial da Juventude vai inaugurar um novo modelo de catequeses com os bispos, em que os jovens serão “os verdadeiros protagonistas”.

Partilhar:

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai inaugurar um novo modelo de catequeses com os bispos, em que os jovens serão “os verdadeiros protagonistas”.

Pela primeira vez na história das Jornadas, os jovens de todo o mundo são desafiados a refletir previamente sobre os temas dessas catequeses (as quais mudam de designação e passam a chamar-se encontros) e a partilhar com a organização da JMJ os resultados dessa reflexão.

Os encontros, que ocuparão as manhãs de dias 2, 3 e 4 de agosto, serão preparados tendo em conta esses contributos, intitulados Rise UP (em português, Levanta-te), os encontros com os bispos serão subordinados a três “grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco”: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia, adiantou Matilde Cortez Pinto, que integra a direção pastoral da JMJ Lisboa 2023 e é responsável pelos encontros Rise UP. “A cada um dos temas – acrescenta – está associado um documento do Papa: as encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti e a exortação apostólica Christus Vivit“.
Os “encontros preparatórios Rise UP” deverão começar já em abril, e desenvolver-se em três fases: a primeira, subordinada ao mote “Escutar”, para que os jovens “possam refletir e expressar livremente o que sentem e pensam sobre os temas”.

A etapa seguinte, intitulada “Sonhar”, será dedicada ao “diálogo entre os participantes sobre possibilidades de caminho futuro (O que sinto diante do que ouvi? A que me inspira?)”. Por fim, na terceira fase, “Levantar-se”, os jovens deverão fazer “a síntese final dos encontros”, a qual deverá depois ser partilhada na plataforma JMJ Lisboa 2023, “de modo a dar continuidade a esta reflexão conjunta”.

 

COMENTÁRIOS