Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Juncal do Campo: Alunos da Guarda visitam murais

Reconquista - 26/10/2017 - 8:00

A associação EcoGerminar realizou uma visita guiada aos alunos da licenciatura de Animação Sociocultural, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, à aldeia do Juncal do Campo, no âmbito do “roteiro pedagógico para o desenvolvimento local”.

Partilhar:

Os murais são elemento de atratividade da aldeia

A associação EcoGerminar realizou uma visita guiada aos alunos da licenciatura de Animação Sociocultural, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, à aldeia do Juncal do Campo, no âmbito do “roteiro pedagógico para o desenvolvimento local”. O circuito mural do Juncal do Campo, as suas origens e processos de construção, são apresentados enquanto práticas que podem contribuir para a reflexão e questionamento da realidade das aldeias em Portugal. A cidadania participativa, a economia social e solidária e o desenvolvimento local, são conceitos que a EcoGerminar trabalha neste circuito pedagógico, tendo já recebido desde 2016 mais de 200 alunos do ensino superior, provenientes de Castelo Branco, Covilhã, Guarda e Lisboa.

A visita consiste na apresentação e reflexão das dinâmicas sociais e na mostra dos murais elaborados por artistas de nível nacional e internacional e por um artista nascido na aldeia, Joaquim Matos, que tem valorizado e potenciado a história e as tradições de Juncal do Campo, através dos vários murais que realizou na aldeia. Durante o percurso, os alunos tiveram oportunidade de ouvir vários testemunhos da população relacionados com a recetividade e desenvolvimento dos murais. O circuito impressionou os participantes, através de uma experiência não formal de educação, contribuindo para aprendizagens que podem fazer a diferença na promoção de estratégias de desenvolvimento do território.

A EcoGerminar irá lançar em breve, um guia de intervenção comunitária financiado pela Associação Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, que irá reforçar ainda mais a sua estratégia de educação para o desenvolvimento local. Esta iniciativa conta com o apoio da União das Freguesias do Freixial e Juncal do Campo e da Câmara Municipal de Castelo Branco.

 

 

COMENTÁRIOS