Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Juncal do Campo.Artesanato, Etnomemórias 2

Joaquim P. de Matos - 05/01/2023 - 11:04

No seguimento do tema desenvolvido anteriormente dedicamos ainda aos nossos leitores a riqueza artesanal usada nas diversas atividades da população.

Partilhar:

No seguimento do tema desenvolvido anteriormente dedicamos ainda aos nossos leitores a riqueza artesanal usada nas diversas atividades da população.

A par destas atividades as mulheres e raparigas exerciam o dever de serem donas de casa e arrumá-la com o brio que a dignidade lhes impunha.

Cozinhavam em panelas de ferro e em “caçarolas” de barro sobre as trempes, “cambanitos” e “cálçaros” em ferro caldeado sobre o lume.

Lavar ou remendar a roupa, cortar fitas dos tecidos mais velhos para tecer rodilhas e mantas de “orêlos”, bordar, fiar o linho e realizar bolsas de retalhos além da necessidade era também uma forma de rentabilizar o tempo.

Pois decoravam ainda as “cantareiras” com papéis habilmente recortados junto das loiças que geralmente serviam os alimentos pelas festas.

Labutar a terra para colher o sustento, construir as habitações e outras tarefas afins era indispensável o recurso aos objetos artesanais que contribuíam para a produtividade agrícola e económica da população.

Todo este património constituía uma estrutura social e económica regional numa época em que quase tudo dependia dos recursos artesanais.

A “Casa Museu” do Rancho Folclórico com a sua cozinha tradicional testemunha apenas alguns objetos dos muitos possíveis de reunir num amplo espaço museológico da localidade. Do conjunto variado de utensílios ou engenhos destacamos apenas alguns usados no comum das atividades do povo através dos registos desenhados pela mão de um juncalense.

Todas estas notas pretendem valorizar o Artesanato e homenagear os nossos antepassados que nos legaram um património que convém preservar e conhecer.

As memórias desta arte popular, escondida no passado, rumam à envolvência cultural dos presentes e vindouros.

 

Notas:

“Caçarolas” – caçoilas; - “Cálçaros” – suporte em arco que suspende das cadeias de ferro; “Cambanitos” – hastes de ferro com bicos curvos ligados a uma argola; “Cantareiras” – poial para cântaros; “Orêlos” – fitas de tecido.

 

 

COMENTÁRIOS

JMarques
No ano passado
Todos estes utensílios me transportam à minha infância.