Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leiria e São Luiz: João Roiz Ensemble toca aos valores de Abril

Lídia Barata - 04/04/2024 - 18:30

“50 anos de 25 de abril: Revoluções-Evoluções” é o tema dos concerto que o João Roiz Ensemble, tem agendados em Leiria e no São Luiz em Lisboa.

Partilhar:

Programa integra compositores e temas alusivos à efeméride

“50 anos de 25 de abril: Revoluções-Evoluções” é o tema do concerto do grupo João Roiz Ensemble, agendado para dia 10 de abril, às 19H30, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (CDIL), na Igreja da Misericórdia. Neste dia, a formação albicastrense é cabeça de cartaz no 42.º Festival de Música de Leiria.

O programa proposto pretende marcar os 50 anos do 25 de Abril, constituindo-se como uma reflexão musical acerca da dialética - nem sempre pacífica - revolução/evolução, apresentando obras de Beethoven, Fernando Lopes-Graça, Schostakovich, Eurico Carrapatoso e Puccini, que espelham esta dicotomia. “Se é certo que por vezes a evolução social e artística estagna e as revoluções aparecem como solução emergente para a progressão do homem, é também certo que estas sempre encerram em si os perigos da destruição de valores sedimentados ao longo de muitas gerações, que só uma lenta maturação evolutiva permite que tragam frutos para o bem-estar da humanidade”, refere na sinopse, acrescentando que “as obras que se apresentam refletem esta dicotomia, por vezes conflituosa, entre estas duas visões do mundo: revolução e evolução”.

Integrado nas comemorações da efeméride programadas pela Câmara de Lisboa, o João Roiz Ensemble repete o seu concerto “50 anos de 25 de abril: Revoluções-Evoluções” no Teatro São Luiz, na sala Mário Viegas, dias 17 e 18 de abril, às 19H30.

Com Vasken Fermanian (violino), João Mendes (violino), João Pedro Delgado (viola de arco) e Ricardo Mota (violoncelo), o João Roiz Ensemble interpreta nestes concertos que saúdam a liberdade e a democracia, as pelas Quarteto de Cordas op. 18, nº4, Allegro ma non tanto, Andante scherzoso quasi Allegretto, Menuetto, Allegretto e Presto, de Beethoven (1770-1827); Suite Rústica nº2 para Quarteto de Cordas, sobre temas tradicionais portugueses, Melancólico, Danzante, Scherzoso, In modo di ninna nanna, e Gaio, de Fernando Lopes-Graça (n.1906-1994); duas peças para Quarteto de Cordas, Adagio e Allegretto, de Dmitri Schostakovich (1906-1975); Sete Velhos Corais Portugueses sobre temas populares portugueses, para Quarteto de Cordas, Canícula (sobre tema popular de Miranda do Douro), Oriente (sobre tema popular de Miranda do Douro), Papão (sobre tema popular da Beira Alta), Luz (sobre tema popular de Castelo Branco), Romaria (sobre tema popular de Castelo Branco), Júbilo (sobre tema popular de Castelo Branco), Altar (sobre tema popular de Serpa), de Eurico Carrapatoso (n.1963); e o tema Crisantemi para Quarteto de Cordas, de Giacomo Puccini (1858-1924).

COMENTÁRIOS