Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Clube de Castelo Branco mantém arraial de S. João

Alfredo Araújo - 23/06/2022 - 7:26

Estou de acordo que se façam muitos e variados eventos na cidade albicastrense mas que, com eles não tentem destruir associações albicastrenses centenárias e manchar os nomes dos elementos pertencentes aos seus Corpos Sociais que trabalham nelas gratuitamente.

Partilhar:

Clube de Castelo Branco. Foto Reconquista

Eu, Alfredo Araújo, presidente da Direção do Clube de Castelo Branco, estive ausente durante alguns dias. Quando regressei a Castelo Branco em 18/06/2022 (sábado), ansioso por notícias destas terras beirãs, peguei no semanário “Reconquista” de 15 de Junho de 2022, do qual sou assinante há mais de trinta anos e iniciei a sua leitura. Mas, qual não foi o meu espanto ao deparar-me com uma falsa notícia na página 4 desse semanário onde cita “houve uma articulação com o Clube de Castelo Branco” e, mais adiante, “É uma tradição que é bem recuperada e que é conjugada com outras iniciativas que estavam programadas pelo Clube de Castelo Branco e pelo Centro Artístico”. Isto é falso, pois apenas uma vez, duas meninas se deslocaram a esta associação (Clube de Castelo Branco) dizendo que pertencia à Incubadora Social IN e que iam festejar o São João no Castelo, ao que o presidente da Direção respondeu que este Clube já realizava esse evento há muitas dezenas de anos e que nestes dois últimos anos não o realizou devido à Covid mas que este ano já estava a preparar tudo para a sua realização nos dias 24 (sexta-feira) e 25 (sábado) de Junho como era habitual. As ditas meninas saíram e nunca mais ninguém contactou o presidente da Direção do Clube de Castelo Branco.

Mas, após a sessão de homenagem feita pelo presidente da Junta de Freguesia a alguns sócios (ao mais antigo sócio das três associações albicastrenses mais antigas, Assembleia, Clube de Castelo Branco e Centro Artístico Albicastrense; e ao mais novo sócio das três associações albicastrenses mais novas) de associações albicastrenses dia29/05/2022 na Casa do Arco do Bispo, é que o presidente da associação da Carapalha, Sr. José Perquilhas e a presidente da associação do Centro Artístico Albicastrense, me perguntaram se este ano o Clube não festejava o São João ao que respondi que sim pois até já havia cartazes expostos pela cidade; eles disseram então que ambos tinham sido convocados para uma reunião com a dita Incubadora e que ao verem que o Clube não estava presente, acharam estranho e o Sr. Perquilhas disse-lhes que era o Clube de Castelo Branco quem habitualmente, nesta cidade, fazia o evento relacionado como São João e qual a razão da sua ausência e que ele não estava interessado em colaborar nesse evento; e que, quando falaram na data, voltou a falar dizendo que, há alguns anos, fi cara acordado, entre as associações já existentes, de que não se faria mais que um evento no mesmo dia, para não se prejudicarem umas às outras.

Fiquei perplexo ao ouvir tudo isto mas continuei a tratar de tudo para a organização do habitual evento. Até hoje nunca ninguém chegou junto de mim para me falar desse assunto. Hoje, ao ler toda a dita página é que tive conhecimento das variadas actividades que a dita incubadora tem estado a desenvolver juntamente com parceiros.

Estou de acordo que se façam muitos e variados eventos na cidade albicastrense mas que, com eles não tentem destruir associações albicastrenses centenárias e manchar os nomes dos elementos pertencentes aos seus Corpos Sociais que trabalham nelas gratuitamente.

Repito que ninguém voltou a contatar o Presidente da Direção do Clube de Castelo Branco para qualquer reunião sobre o tema “Santos Populares” ou “São João”.

Deste modo, a nossa associação não beneficia de projeto algum nem de parceiros, como pode parecer, segundo a informação do dito semanário.

Creio que a Comunicação Social serve para nos informar de verdades e não de falsidades, sendo esse o motivo que me leva a escrever este “desmentido” talvez longo, mas necessário.

NOTA DE REDAÇÃO: Cumpre apenas ao Reconquista esclarecer que neste caso não publicou qualquer «notícia falsa» e que se limitou a transmitir deforma clara e objetiva aquilo que foi proferido no decurso de uma conferência de imprensa. Como fazemos sempre.

A conferência teve lugar e o que lá foi dito responsabiliza apenas quem proferiu tais declarações enão o jornalista e o jornal que delas deram conta aos seus leitores.

Tal como é sua obrigação.

Aliás, também já tinha sido notícia neste semanário que o Clube de Castelo Branco ia efetuar os seus habituais festejos de S. João, como costumamos anualmente noticiar.

Não nos compete, obviamente, tecer quaisquer considerações sobre a propalada «articulação» entre os diferentes intervenientes nesta realização que a cartado Clube de Castelo Branco vem agora colocar em causa, desmentindo-a.

COMENTÁRIOS