Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Maus Tratos na Infância: Ródão assinalou efeméride

Reconquista - 09/05/2019 - 8:00

A CPCJ de Ródão e o Gabinete de Ação Social do Município, em colaboração com o Agrupamento de Escolas, assinalaram o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

 

Partilhar:

O laço azul foi um dos símbolos das comemorações

Em abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Velha de Ródão e o Gabinete de Ação Social do Município, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, assinalaram o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância com atividades que envolveram as crianças e jovens e a comunidade em geral.

No dia 24, as crianças do Jardim de Infância e, no dia 30, os alunos do 1.º ciclo formaram o Laço Azul humano, uma ação que procura sensibilizar para a problemática dos maus tratos na infância, despertando consciências e apelando à promoção e proteção dos direitos das crianças. Esta campanha iniciou-se em 1989, na Virgínia, EUA, quando uma avó amarrou uma fita azul à antena do seu carro, como forma de lembrar os seus dois netos que faleceram devido aos maus tratos que sofreram.

Em Ródão, a campanha foi ainda marcada pela distribuição à população de laços azuis e folhetos explicativos da história do Laço Azul, pela colocação de laços gigantes nos principais edifícios públicos da vila e pela iluminação do edifício da Câmara.

Aproveitando o momento das férias da Páscoa, gravou-se com as crianças, no dia 9 de abril, a declamação do poema “O Direito das Crianças”, de Ruth Rocha, e algumas frases de diferentes autores.

No dia 17 de abril, realizou-se na Biblioteca Municipal José Baptista Martins uma ação de sensibilização sobre a violência e maus tratos a crianças e jovens, contando com a presença do NAV – Núcleo de Apoio à Vítima da Associação Amato Lusitano e a Escola Segura da Guarda Nacional Republicana.

COMENTÁRIOS