Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Governo Mais Próximo: Ministros e secretários de Estado visitaram vários concelhos

Reconquista - 02/02/2023 - 11:21

Agenda de dois dias do Governo pelo distrito passou por todos os concelhos da região.

Partilhar:

Oleiros foi um dos concelhos visitados. Foto CMO

Agricultura no roteiro por Idanha

O Governo assinou em Idanha-a-Nova seis contratos de projetos de promoção da alimentação sustentável, no âmbito da Agenda de Inovação Terra Futura, que envolve um apoio de quatro milhões de euros. Esta foi uma das iniciativas da visita a este concelho, cuja comitiva foi liderada pelo primeiro-ministro António Costa e incluiu vários ministros. Os projetos vão ser desenvolvidos pelos politécnicos da Guarda, Portalegre e de Bragança ou ainda pela Universidade de Coimbra.

António Costa esteve ainda na Herdade do Couto da Várzea para conhecer o projeto onde estão cerca de 50 empresas do setor agroalimentar. Os ministros estiveram ainda no Gabinete de Apoio ao Emigrante em Oledo e no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, em Idanha-a-Nova, entre outras ações.

Cultura na visita a Penamacor

O concelho de Penamacor recebeu a visita da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, que foi conhecer as obras em curso no zona histórica da vila. O espaço que também é conhecido como cimo de vila encontra-se em obras há vários anos e a expectativa do município é que os trabalhos estejam concluídos nos próximos meses, após um investimento de 800 mil euros.

A comitiva, que contou ainda com a diretora regional de cultura do centro, foi ainda conhecer as obras de recuperação do teatro clube, um projeto de cerca de dois milhões de euros que vai devolver uma sala de espetáculos à vila, que se encontra sem um espaço condigno desde o encerramento do salão paroquial.

Secretários de Estado experienciaram o BioAromas LIIS em Proença-a-Nova

Os secretários de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, estiveram nas inauguradas instalações do projeto BioAromas LIIS – Laboratório de Inovação e Integração Social, no Centro Ciência Viva da Floresta, onde acompanharam o processo de produção de plantas aromáticas e medicinais em modo biológico, que ocupa 10 jovens e adultos. O presidente da Câmara de Proença-a-Nova, contextualizou esta resposta de inclusão social para maiores de 18 anos, que resultou de uma candidatura ao Portugal Inovação Social e que termina em maio. A ampliação do CCVFloresta ascendeu aos 200 mil euros, suportados pelo Município, mas João Lobo apela à abertura de avisos no próximo quadro comunitário para garantir a continuidade do projeto. Isabel Ferreira garantiu a existência de apoios no âmbito da estrutura de missão Portugal Inovação Social e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro para projetos desta natureza.

Secretário de Estado visita Oleiros

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, visitou Oleiros, numa iniciativa integrada no programa “Governo Mais Próximo”, que na última semana percorreu o distrito.

Para além das profícuas reuniões de trabalho que foram realizadas entre as partes, o governante aproveitou ainda para conhecer o Multiusos das Devesas Altas, o espaço coworking que está a nascer no Mercado e ainda o Parque de Feiras e Mercados de Oleiros.

Carlos Miguel, referiu que “ser gratificante ter este contacto, no terreno, para conseguirmos ver o que está implementado e o que vai surgir no futuro. Estamos no fim de um quadro de apoio comunitário e no início de outro, pelo que é importante garantirmos que há projetos a concurso, para que demore ainda menos tempo a arrancar”.

Sertã pede correção do projeto da estrada 238

O presidente da Câmara Municipal da Sertã aproveitou a presença do ministro das Infraestruturas no concelho para dizer que a solução proposta para a estrada nacional 238 não é satisfatória, “dado que deveria contemplar, à semelhança da variante da EN2 entre Sertã e Vila de Rei, correção de curvas e zonas com duas faixas, que permitissem uma maior segurança e fluidez do trânsito”, cita o município em comunicado. Segundo a mesma fonte, o ministro João Galamba mostrou-se disponível para marcar uma reunião para encontrar uma solução razoável. Os ministros João Galamba e Ana Abrunhosa visitaram várias empresas na Zona Industrial de Cernache do Bonjardim, onde o estado desta estrada foi também apontado por vários empresários como um problema para a economia local.

Vila de Rei apadrinha acordos de voluntariado

Vila de Rei foi o concelho escolhido para o encerramento do “Governo Mais Próximo”, já depois da realização do Conselho de Ministros na cidade de Castelo Branco. Os ministros da Administração Interna e do Ambiente e a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares estiveram no concelho para assistir à assinatura dos protocolos de colaboração no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Fundo Ambiental.

O presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, disse que a esta visita do Governo a todo o distrito “será bastante útil para uma tomada de consciência das reais necessidades do País e, principalmente, do Interior”, diz o município em comunicado.

COMENTÁRIOS