Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Misericórdia: José Alves reeleito em Castelo Branco fala em novos projetos

José Júlio Cruz - 12/12/2018 - 14:34

Onze obras no Portugal 2020 dão força a um novo mandato de quatro anos. Concretização do projeto das demências é também prioridade.

Partilhar:

José Augusto Alves toma posse em janeiro para novo mandato. Foto jornal Reconquista

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco foi reeleito para o seu segundo mandato de quatro anos à frente da instituição. José Augusto Alves liderou uma lista única que na passada quarta-feira, dia 5, se apresentou a sufrágio tendo merecido o voto favorável de 209 irmãos da misericórdia albicastrense.

Para o próximo dia 3 de janeiro está agendada a tomada de posse dos novos corpos sociais saídos destas eleições, mas desde já José Alves refere ao Reconquista que "a adesão significativa a esta votação por parte dos irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco só nos responsabiliza ainda mais nesta missão".

"A misericórdia é uma instituição unida e coesa, cujo trabalho realizado nos últimos quatro anos foi agora reconhecido nesta eleição pelos irmãos", realça o mesmo responsável.

Em termos futuros, sem querer antecipar muito aquelas que serão as suas principais medidas para o novo mandato, José Alves declara ao Reconquista que a instituição que dirige tem como grande objetivo "continuar a recuperar as infraestruturas existentes, pelo que temos em curso 11 candidaturas ao Portugal 2020 cuja aprovação aguardamos com expetativa, tanto mais que o nível dos apoios em causa ascende a 85% dos valores a investir, o que é deveras significativo para um empreendimento como o que estamos a efetuar".

Entre as obras a executar encontram-se a requalificação do Pavilhão B (antigas urgências do hospital da misericórdia), o exterior do Pavilhão F (substituição de caixilharias e troca das atuais camas por camas elétricas para todos os utentes) e a finalização da requalificação dos centros infantis, entre outros trabalhos previstos para o novo mandato que se aproxima.

Com um orçamento anual que já ultrapassa os 8,3 milhões de euros, "gerido por uma Mesa Administrativa composta por pessoas que de forma voluntária e desinteressada servem a instituição", como frisa José Alves, a Santa Casa albicastrense serve uma comunidade que já ultrapassa um milhar de irmãos (embora apenas cerca de 700 estivessem em condições de votar nestas eleições). Em termos de utentes, atualmente são cerca de meio milhar os idosos que acolhe nas várias valências e crianças são mais de quatro centenas a frequentarem os centros infantis, em creche e pré-escolar.

"A concretização do projeto das demências é outra das metas que temos em vista, o que vai fazer com que a cidade de Castelo Branco seja a segunda do país (a primeira foi Fátima) a ter uma infraestrutura deste género", acrescenta o provedor recém eleito, dando conta sobre esta importante obra que "o projeto de arquitetura está já aprovado, estando neste momento a aguardar a respetiva aprovação os projetos das especialidades".

 

EQUIPA Ainda relativamente ao ato eleitoral do passado dia 5, refira-se que na Assembleia Geral da instituição ficam nos próximos quatro anos Manuel Cardoso Martins (Presidente), João Paulo Benquerença (vice-Presidente) e Armindo Marques Matias (Secretário).

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco depois destas eleições ficou assim constituída: José Augusto Alves (Provedor), João Goulão Pinto, Carlos Ramos Ribeiro, Fátima Santos Almeida, Maria Ramalho Eanes, Adelino Caio Minhós e João Silva Salvado (Vogais). E o Conselho Fiscal passa a ser constituído por Jorge Vieira Neves (Presidente), Alfredo da Silva Correia (vice-Presidente) e Emílio Gonçalves Ferro. A mandatária desta lista foi Maria de Lurdes Pombo.

COMENTÁRIOS