Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Missa nova: Samuel Afonso foi acolhido pelas suas gentes

Lídia Barata - 14/07/2022 - 8:00

Depois da missa nova na Sé, Samuel Afonso celebrou também eucaristias nas aldeias onde tem as suas raízes.

Partilhar:

A Sé Cocatedral encheu-se de família e amigos para celebrar com o novo padre

A Sé Cocatedral de Castelo Branco engalou-se para saudar o novo padre. Samuel Afonso foi ordenado a 3 de julho na Sé Nova em Coimbra, mas foi no sábado, dia 9, que celebrou missa nova, na Sé Cocatedral de Castelo Branco, a sua “casa mãe” nesta caminhada na fé. Família, amigos e muitos sacerdotes, muitos da sua congregação, a Companhia de Jesus, lotaram o espaço para acompanhar Samuel Afonso nesta sua etapa e celebrar com ele.

dia seguinte, o novo sacerdote jesuíta, também celebrou missas em Tinalhas (terra da mãe) e em Freixial do Campo (terra do pai), onde também foi acolhido e cumprimentado por estas comunidades.

dias de azáfama, o padre Samuel Afonso deixou o seu testemunho de fé, da sua vocação, partilhou com todos este seu caminho que já conta com uma dúzia de anos, destacando como todos foram importantes para ele concretizar os seus desígnios.

Numa das suas homilias, lembrou que “é pelas coisas do céu que nos devemos afinar, a nossa harmonia, a música de fundo da nossa vida deve afinar por este diapasão”, reiterando que “é o homem que deve afinar-se pelas coisas do céu e não as coisas do céu que devem afinar-se por aquilo que achamos”. Porque, apesar de muitas vezes ser difícil aceitar a dualidade humanidade/divindade de Deus, “aquilo que somos no nosso dia-a-dia deve assemelhar-se, cada vez mais, àquilo que Jesus foi e continua a ser”, evitando a lógica da recompensa que “muitas vezes está por trás da forma como pensamos a nossa fé”. É este o caminho e o exemplo que o jesuíta quer seguir e dar.

O caminho, recorde-se, passa agora pelo regresso a Boston, aos Estados Unidos da América, onde o padre Samuel Afonso volta para concluir os estudos teológicos, o que espera conseguir durante o próximo ano, selando mais um passo num caminho que iniciou a 5 de outubro de 2010, quando entrou na Companhia de Jesus. Recorde-se ainda que os primeiros votos de pobreza, castidade e obediência, foram feitos a 12 de outubro de 2012 e foi ordenado diácono, em Roma, a 6 de abril de 2021. Votos que deverão ser renovados no final deste percurso formativo, após passar por um novo momento de reflexão (semelhante ao noviciado), onde fará um quarto voto, o de obediência ao Papa Francisco, ficando assim disponível para ir onde mais ninguém ousou ir.

COMENTÁRIOS