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Leitores: Mobilidade em Castelo Branco. Um paradigma em mudança

Hélder Henriques - 30/06/2022 - 9:58

A mobilidade é uma dimensão fundamental na reflexão e na construção dos territórios, na definição das políticas de cidade e na coesão social e territorial.

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A mobilidade é uma dimensão fundamental na reflexão e na construção dos territórios, na definição das políticas de cidade e na coesão social e territorial. Este pressuposto, de um modo desassombrado, já fazia parte do programa eleitoral proposto pelo Partido Socialista, em setembro de 2021, nas últimas eleições autárquicas. Na altura foram apresentadas um conjunto de medidas onde, entre muitas outras, consta o propósito da “[reorganização] da rede de transportes urbanos e municipais de Castelo Branco”. Neste ponto particular, o PS lançou, decorrente da Lei nº 52/2015, de 9 de junho (Regime Jurídico do Serviço Público do Transporte Passageiros) um concurso público internacional com o objetivo de obter a proposta mais vantajosa para a Concessão dos Transportes Públicos Rodoviários de Passageiros no Município de Castelo Branco. 
Decorrido todo o processo inerente a um concurso desta dimensão e com a importância que assume a Câmara Municipal de Castelo Branco, em conjunto com o novo operador rodoviário, está agora em condições de colocar em curso a nova operação. Os munícipes podem contar com mais conforto, melhor qualidade do material circulante, reforço, em alguns casos, de trajetos rodoviários e, ainda, a introdução de um sinal de futuro no que à mobilidade diz respeito: o concelho de Castelo Branco conta, pela primeira vez, com um autocarro elétrico, assumindo, claramente, as preocupações com o ambiente. 
Mas o Município de Castelo Branco não fica por aqui! Recuperando o compromisso do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas pode ler-se que é seu objetivo “criar um sistema de transporte flexível (a pedido), em articulação com os operadores locais (…)”. Pois bem, simultaneamente ao lançamento da nova concessão de transporte rodoviário de passageiros verifica-se, pela primeira vez, o lançamento de um projeto piloto com o objetivo de suprir algumas dificuldades de deslocação que vão existindo no nosso concelho. Vamos iniciar este projeto piloto com três linhas experimentais e complementares à rede regular de transportes rodoviários. Esta é uma medida que, a seu tempo, vai ser alargada a todo o concelho e que permitirá gradualmente melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes. 
Na área da mobilidade, importa não esquecer que este Executivo do PS já diminuiu significativamente os preços dos passes rodoviários. Hoje na cidade de Castelo Branco o valor máximo a pagar por cada passe é de 10 euros. A diminuição também se fez sentir nas nossas freguesias onde também as questões da mobilidade vão ao encontro do compromisso do PS no desenvolvimento de políticas municipais de bem-estar. 
Este trabalho resulta de uma estratégia de desenvolvimento bem definida para o concelho de Castelo Branco. Uma estratégia que decorre de um conhecimento apurado das necessidades dos Albicastrenses e do nosso território, desprovido de qualquer outro interesse que não seja o de estar ao serviço da nossa comunidade. É este caminho, de um modo integrado, que permitirá dar UM NOVO IMPULSO A CASTELO BRANCO. 

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
A estratégia do PS e não só, para as freguesias/aldeias, é desertificá-las, depois já não precisam de nada, transportes, saúde, educação, correios e segurança etc.