Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Monte das Areias: Cães pastores vão a concurso em Zebreira

Reconquista - 08/02/2024 - 15:41

Orientados à distância pela voz ou apitos dos seus condutores, os cães conduzem as ovelhas por um percurso várias tarefas.

Partilhar:

Foto cedida pela CMIN

Os prados do Monte das Areias, em Zebreira, recebem o «Portuguese Open» – Concurso Internacional de Cães de Condução de Rebanho nos próximos dias 16, 17 e 18 fevereiro.

O palco natural das terras de Idanha-a-Nova recebe nesses dias concorrentes de Portugal, Espanha, Alemanha, Suécia e França, trazendo um total de 40 cães para competir pelo prémio de melhor cão de condução de rebanho.

A competição é organizada pela Associação Portuguesa de Utilizadores de Cães Pastores, com os apoios institucionais da Câmara de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Zebreira e Segura, bem como de várias organizações e empresas ligadas ao setor agropecuário.

“A prova é de grande dificuldade, ao nível das melhores competições internacionais, pois cada cão recebe comando para ir buscar as ovelhas – da raça Merino da Beira Baixa – a uma distância de 500 metros num campo e de 350 metros noutro”, como explica um texto enviado às redações sobre o concurso.

Depois, “sempre orientado à distância por comandos de voz ou apitos do seu condutor, conduz as ovelhas por um percurso pré-definido com várias tarefas, para o qual tem um tempo limite de 11 minutos. Começa a prova com 100 pontos que vai perdendo de acordo com os desvios à trajetória ideal até fechar as ovelhas na cerca”, acresce a mesma informação.

As provas são avaliadas por dois juízes de renome, George Bonsall do Reino Unido e Barra O’Brien da Irlanda.

“É um evento de entrada livre, onde o público poderá apreciar gratuitamente o treino e o instinto excecional destes cães, entendendo a sua importância para trabalhar de forma tranquila com os rebanhos, melhorando o bem-estar das ovelhas, aumentando eficiência de trabalho do pastor e assim elevando a rentabilidade da exploração agrícola”, destaca o município idanhense.

COMENTÁRIOS