Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Multiculturalidade: Rota Gastronómica promove sabores do mundo

Reconquista - 20/08/2021 - 13:30

Dar a conhecer os sabores do mundo e os restaurantes onde se podem degustar estas iguarias vai ser o principal objetivo da Rota Gastronómica Multicultural.

Partilhar:

Menus vão integrar sabores de outras geografias

Dar a conhecer os sabores do mundo e os estabelecimentos de restauração onde se podem degustar estas iguarias vai ser o principal objetivo da Rota Gastronómica Multicultural que a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (AL-AD) está a organizar, uma iniciativa que será dinamizada em parceria com a ACICB - Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa.

Esta rota pretende “divulgar receitas que além de populares e tradicionais são expressões máximas da cultura de diversos países, para além de promover a sua diversidade cultural”. Assim, “a diversidade gastronómica proporcionará a quem queira provar estes pratos uma variedade considerável de iguarias e influencias gastronómicas”.

Para já, a AL-AD desafia todos os restaurantes a associarem-se a esta iniciativa. Para tal, basta criar um menu gastronómico de um país diferente, devidamente identificado e constituído, no mínimo, por um prato principal”.

No dia 1 de outubro, os restaurantes interessado em aderir podem inscrever-se no site da AL-AD, indicando o menu gastronómico multicultural que pretende confecionar e o país de origem.

Combater os fatores de exclusão social, dos grupos mais vulneráveis do território, com múltiplas respostas sociais e, concretamente, com a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Castelo Branco tem sido o foco da AL-AD ao longo dos seus 24 anos de atividade.

Atualmente, a AL-AD está a executar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes 2.ª Geração (PMIM2G), em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, que visa “desenvolver uma estratégia concelhia para a integração dos migrantes, assumindo como visão: Castelo Branco integrador – Uma comunidade solidária e inclusiva, um concelho aprazível para os oriundos de países terceiros crescerem, estudarem, viverem, trabalharem e envelhecerem”.

Neste âmbito, está também a ser organizada a II Semana da Multiculturalidade, que irá decorrer de 25 a 29 de outubro, e que tem como objetivo “promover a diversidade cultural, através da organização de seminários, debates, exposições, rota gastronómica multicultural, entre outros eventos de cariz sociocultural, envolvendo personalidades de relevo a nível regional e nacional”.

 

COMENTÁRIOS