Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Museu Cargaleiro: Crianças criam com as cores da liberdade

Reconquista - 19/04/2024 - 10:00

Liberdade e Democracia são as palavras que permitiram o pleno desenvolvimento da cidadania e dão o mote a mais uma atividade no Museu Cargaleiro.

Partilhar:

O vermelho é uma das cores presente nas obras do mestre

Liberdade e Democracia são as palavras que permitiram o pleno desenvolvimento da cidadania e dão o mote a mais uma atividade promovida pelo Serviço Educativo do Museu Cargaleiro, em Castelo Branco, quer nos dois dias que antecedem o 25 de abril, quer dias 27 e 28.

“O 25 de abril deu a todos os portugueses o poder para debater e decidirem em liberdade o seu destino coletivo”, sendo “essa liberdade que, decorridos 50 anos, celebramos de novo, com o principal ícone da revolução: o cravo. E que melhor símbolo para uma revolução pacífica do que esta linda flor que, além do mais, é vermelha e verde, as cores da bandeira nacional e muito presentes na obra de Manuel Cargaleiro”.

O cravo tornou-se “um símbolo, que os artistas pintaram, cantaram, expressaram, além de dar nome ao movimento militar, a Revolução dos Cravos”. Tal “remete-nos para a visão de uma flor numa arma e que se tornou tão emblemática. É com o símbolo de abril, que o Serviço Educativo irá celebrar de forma simbólica a efeméride, olhando os vermelhos intensos com que Manuel Cargaleiro pinta as suas obras e com eles criar e pintar cravos”.

Como no dia 25 de abril o Museu está encerrado ao público, a proposta para os dias 23 e 24, das 16H00 às 18H00, passa pela realização da flor de abril, através de desperdícios de lã. Já nos dias 27 e 28, das 11H00 às 12H00 e das 15H00 às 16H00, os visitantes podem pintar livremente num azulejo os símbolos da liberdade.

As atividades são gratuitas, mas requerem marcação prévia.

COMENTÁRIOS