Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Museu do Canteiro: No fundo de um prato em exposição

Reconquista - 21/03/2024 - 10:30

O Museu do Canteiro recebe uma nova exposição, intitulada “No fundo de um prato”, que ali fica patente até dia 26 de maio. 

Partilhar:

As peças em exposição fazem parte da coleção de Francisco Elias

O Museu do Canteiro recebe, a partir de sábado, dia 23 de março, uma nova exposição, intitulada “No fundo de um prato”, que ali fica patente até dia 26 de maio. Esta mostra de cerâmica parte de um conjunto de pratos e malgas ou taças da coleção particular de Francisco Elias e pretende apontar para os diferentes simbolismos e valor que a cerâmica adquiriu ao longo dos tempos.

Recorde-se que o médico Francisco Elias é um dos principais colaboradores do Museu do Canteiro, a quem disponibiliza anualmente presépios do mundo que integram a sua coleção pessoal. Agora, nesta mostra, Francisco Elias dá a conhecer outra vertente da sua coleção, a da cerâmica, apresentando peças da extinta fábrica de Louças de Sacavém, dado o seu protagonismo técnico, artístico e científico no século XX. Possui também exemplares de outras marcas emblemáticas de produção nacional de loiça doméstica da mesma época, nomeadamente, da Companhia das Fábricas de Cerâmica Lusitânia, fundada em 1890 em Lisboa, mas que, mais tarde, após a aquisição das unidades fabris de Coimbra em 1929 e de Massarelos em 1936 aparecem as marcas Lusitânia|Coimbra e Lusitânia|Massarelos. A Lufapo designação que a mesma fábrica adquire em 1940 e as Louças de Alcobaça também se encontram representadas nesta coleção.

Como curiosidade, recorde-se que era nestes pratos mais fundos e malgas, objetos predominantemente utilitários, para uso quotidiano, que se faziam as conhecidas "sopas de cavalo cansado" ou se servia a sopa dos pobres.

COMENTÁRIOS

JMarques
Mês passado
Este prato transporta-me à mesa dos dias festivos da minha infância.