Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Música: Cargaleiro inspira composição para Banda Sinfónica Portuguesa

Lídia Barata - 07/12/2023 - 8:00

A BSP escolheu Manuel Cargaleiro para homenagear no XII Concurso Nacional de Composição, que terá como tema de fundo a pintura.

Partilhar:

Obra será apresentada em 2024

A Banda Sinfónica Portuguesa (BSP) escolheu Manuel Cargaleiro para homenagear no XII Concurso Nacional de Composição, que terá como tema de fundo a pintura. Contou para a escolha do mestre, um artista de renome mundial, o facto de ser admirador, em particular, da música de Mozart. O Concurso tem por objetivo estimular a criação de repertório original para Banda, sendo por isso destinado a compositores de nacionalidade portuguesa, com limite de idade de 40 anos à data de 1 de julho de 2024.

Aos 96 anos de idade, e a viver em Paris desde 1957, Manuel Cargaleiro teve contatos muito próximos com compositores, com destaque para Emmanuel Nunes, de quem foi amigo, tendo servido de intérprete em Paris, para conversar com colegas e amigos daquele compositor, devido à sua doença neuromotora congénita, tais como Pierre Boulez. Luciano Berio, Karlheinz Stockhausen, György Ligeti, entre outros. “Tendo muitos compositores sido inspirado por obras de famosos artistas plásticos, fica este desafio para que os participantes do XII Concurso Nacional de Composição se inspirem no trabalho deste autor prestigiado, reconhecido mundialmente e agraciado ao mais alto nível por numerosas instituições nacionais e estrangeiras”, avança a BSP, que tem direção artística do maestro Francisco Ferreira.

O concerto que encerra esta edição do concurso, no qual são conhecidas as três obras vencedoras, terá lugar a 15 de setembro de 2024, na Casa da Música, no Porto, que apoia a iniciativa, a par do Ministério da Cultura e da Direção Geral das Artes.

Segundo o regulamento, “os candidatos deverão livremente inspirar-se na sua obra, muito dela pública e de fácil acesso, e apresentar uma composição que deverá ser obrigatoriamente complementada com imagens das obras artísticas do mestre Manuel Cargaleiro, sendo as mesmas projetadas ao longo da execução da obra”. As obras devem ter uma duração entre 10 a 15 minutos e terão de ser, exclusivamente, obras inéditas. Os interessados devem inscrever-se no concurso até dia 15 de junho de 2024, entregando o material de acordo com o regulamentado. E cada candidato pode concorrer apenas com uma obra. No final são atribuídos três prémios, dois atribuídos pelo público (no valor de 1500 e 750 euros) e o terceiro pela BSP, também de 750 euros.

COMENTÁRIOS