Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Natação: Quando um gesto, vale tudo…

Artur Jorge - 31/05/2019 - 11:19

Jovem nadadora de Castelo Branco teve contratempos numa prova de 1500 metros e foi confortada pela olímpica Tamila Holub.

Partilhar:

Ana Rita Gonçalves (à esq.) não vai esquecer tão cedo o gesto da atleta olímpica Tamila Holub

Há momentos e atitudes que valem mais que qualquer resultado. O episódio que aqui relatamos, passou-se no último fim-de-semana em Coimbra, no decurso do torneio internacional de natação “Queima das Fitas”, que se realizou em simultâneo com o meeting daquela cidade.

A atleta de 1500 metros livres da Associação de Natação Albicastrense (Anar), Ana Rita Gonçalves, momentos antes da partida para a sua prova, partiu os elásticos dos óculos e viu-se na contingência de ter de realizar a distância sem os mesmos. Em consequência do imponderável, numa prova de fundo, acabou por lhe saltar a touca à passagem dos 400 metros, nadando o resto da prova com os cabelos compridos a dificultarem mais a sua tarefa.

Ana Rita conseguiu completar a distância, “demonstrando autêntico espírito de resiliência”, como destacou o treinador Rui Agostinho. Mal terminou os 1500 metros, em 5.º lugar, teve o conforto da atleta olímpica e recordista nacional de juniores Tamila Holub. A internacional lusa, que participou nas Olimpíadas do Rio de Janeiro’16, passado alguns minutos surpreendeu a comitiva de Castelo Branco: dirigiu-se ao local das bancadas onde estava a equipa da Anar e ofereceu à Ana Rita uma touca da universidade onde treina nos Estados Unidos. “Um gesto que não é para todos”, destacou aquele responsável da Anar.

Nesta competição de âmbito internacional, as juvenis de Castelo Branco Alexandra Marques, Ana Rita e Inês Louro, mais o absoluto Carlos Marques, alcançaram as finais nas suas provas. Alexandra Marques alcançou o 5.º lugar na final A dos 200 mariposas e foi 3.ª na final B dos 100 metros. Houve recordes absolutos da Anar e da própria Associação de Natação do Interior Centro (ANIC).

SERTÃ Do distrito de Castelo Branco esteve presente também a representação da Sertã. Destaque para a atleta Laura Catarino que venceu a final B dos 200 metros e para o 6.º lugar obtido pelo clube na prova de 4x50 livres, com recorde da ANIC.

COMENTÁRIOS