Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Natal regressa à avenida com luz e cor

Reconquista - 07/12/2022 - 11:00

“Natal em Castelo Branco é fácil gostar” terá início a 7 de dezembro e termina a 6 de janeiro.

Partilhar:

O evento foi apresentado em Conferência de Imprensa

O mote para o Natal deste ano foi lançado pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues. A iniciativa, agora designada “Natal em Castelo Branco é fácil gostar” terá início a 7 de dezembro, a partir das 17H45, em frente aos paços do concelho, com a inauguração das atividades e a estreia da música “Natal em Castelo Branco é fácil gostar”, composta e cantada pelo vocalista da banda Norton, Pedro Afonso.

O evento, que terminará a 6 de janeiro, inclui um conjunto de iniciativas e atividades que pretendem atrair visitantes à cidade e dinamizar o comércio local. O mercadinho de Natal regressa à avenida Nuno Álvares, com abertura esta quarta-feira, às 17H30. Aquele espaço funcionará a partir das 10H00 (dias 8, 10, 17 e 24) e das 17H00, nos dias 9, 16, 23, 30 e 31 de dezembro.

“O mercadinho terá 60 expositores dedicados ao artesanato, produtos locais e doçaria, entre outros setores. Pela primeira vez a comunidade síria estará representada”, disse Leopoldo Rodrigues, para quem nesta quadra importa “dinamizar o comércio local”. Uma dinamização que, à semelhança do ano passado, irá envolver a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (Acicb), através da promoção de um concurso de montras dividido nas categorias + Original; + Sustentável e + Tecnológica, com prémios monetários de mil, 500 e 250 euros para os três primeiros lugares, e um prémio de 2500 euros para a montra que tiver mais votos na página de Facebook da Câmara de castelo Branco.

Para além do concurso de montras, a parceria repete o sorteio de Natal, onde quem comprar no comércio local terá direito a senhas (uma por cada 25 euros de compras) que depois serão sorteadas para um total de 79 prémios (vales de compras).

O autarca e o presidente da Acicb, Sérgio Bento, destacam o facto dos vales terem que ser gastos novamente no comércio local, dinamizando-se a economia. O sorteio atribuirá 7500 euros para o primeiro prémio; cinco mil euros para o segundo; mil euros (do 3º ao 6º prémio); 500 euros (do 7º ao 9º); 100 euros (do 10º ao 29º); e 50 euros do do 30º ao 79º prémio.

A iluminação também se manterá, tendo em conta as orientações do Governo no que respeita à poupança de energia. Daí que as luzes fiquem ligadas entre as 18H00 e as 24H00, com exceção da véspera de Natal e de passagem de ano em que o horário é prolongado.

CHEGADA Para os mais novos o programa prevê muita animação. No dia 8 será inaugurado o presépio no castelo da cidade, o qual é composto “por 80 figuras elaboradas pelas escolas e associações de Castelo Branco”. A chegada do Pai Natal acontece no dia 10 de dezembro, às 14H30, no centro da cidade, o qual seguirá para a sua aldeia. Um espaço mágico desenvolvido pelos serviços educativos com ateliês, workshops e jogos didáticos. Os mais novos têm ainda ao dispor “um pequeno parque de diversões com insufláveis, uma mini-roda, um pequeno comboio de Natal e um mini kartódromo (este em parceria com a Escuderia Castelo Branco)”, adianta o autarca.

O Cine Teatro Avenida também irá acolher, no mês de dezembro, os filmes e teatros musicais “A loja dos bonecos”, “Pinóquio Guilherme del Toro”, “A noite de Natal”, “Maria, a Neta de Nicolau”, “Um conto de Natal, de Charles Dickens”, “Alice no País do Natal”, “Um Sonho de Natal”.

No que respeita a espetáculos, destaque para os concertos de Natal na Sé Catedral e na Igreja S. José Operário, com a Orquestra Sinfónica e Coros Juvenis do Conservatório Regional de Castelo Branco.

Uma das novidades do programa natalício é a “maior exposição de construções com Peças de Lego, a qual estará patente, de 16 de dezembro a 8 de janeiro, numa tenda gigante que ficará instalada na praça 25 de Abril, junto à Biblioteca de Castelo Branco”, refere Leopoldo Rodrigues.

Mas as exposições não se ficam por aqui. Na sala da Nora estará patente a mostra de pais natais.

O evento inclui ainda a tradicional corrida S. Silvestre dos Madeiros, no dia 23 de dezembro, numa prova organizada pela Associação do Cansado em parceria com a Associação de Atletismo de Castelo Branco. O programa encerra-se com a “Caminhada dos Reis”, no dia 6 de janeiro, pelas 18H30, a qual terminará no castelo com bolo rei para todos os participantes.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
SUGESTÂO:
Deveriam levar as iluminações de Natal para a Zona Industrial, que foi para onde levaram todo o comércio local.