Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Nova edição: João Morgado leva Cabral ao Brasil

Reconquista - 21/03/2024 - 16:00

Obra em destaque nesta digressão “é uma edição brasileira do original «Vera Cruz».

Partilhar:

O escritor beirão João Morgado está a efetuar uma digressão na América Latina para uma série de eventos que marcam o lançamento da sua obra mais recente, «Cabral - O Desconhecido». A visita decorre até 7 de abril, passa pelo Rio de Janeiro, Macaé, São Paulo, Porto Alegre, Canoas e Florianópolis (no Brasil), mas estende-se também ao Uruguai, por Montevideu e Punta del Este.

A obra em destaque nesta digressão, conforme foi revelado ao Reconquista, “é uma edição brasileira do original «Vera Cruz» que recebeu a «Medalha do Mérito Literário da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral» em 2017”. “É um romance biográfico que mergulha na vida do navegador que oficializou as terras do atual Brasil para a coroa portuguesa. O livro é resultado de uma extensa pesquisa sobre essa figura histórica tão significativa”, como também é explicado.

A obra apresenta aspetos pouco conhecidos da vida do navegador, como a sua rivalidade com Vasco da Gama, as suas batalhas nos desertos de África, a liderança e humanismo em Terras de Vera Cruz em contraste com o seu perfil bélico que levou à destruição de uma cidade nas Índias, e ainda o arrependimento dos feitos ao virar as costas ao rei, revela ainda a informação prestada à imprensa.

Já o autor, João Morgado, além de escritor é presidente da Casa do Brasil - Terras de Cabral, em Belmonte. O seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral tem sido amplamente reconhecido, sendo agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural pela República Federativa do Brasil. O autor também recebeu o Troféu "Cristo Redentor" da Academia de Letras e Artes de Paranapuã, no Rio de Janeiro, em reconhecimento ao seu empenho na promoção da rica cultura luso-brasileira.

COMENTÁRIOS