Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja: Novo Missal Romano chega brevemente

Reconquista - 24/02/2022 - 9:24

A nova edição do Missal Romano em português vai poder ser adotada a partir do próximo mês de abril, segundo fez saber a Conferência Episcopal Portuguesa.

Partilhar:

A nova edição do Missal Romano em português vai poder ser adotada a partir do próximo mês de abril, segundo fez saber a Conferência Episcopal Portuguesa.
De acordo com a Nota Pastoral “Celebrar e viver melhor a Eucaristia”, enviada à nossa redação, os novos textos foram preparados seguindo as indicações dos organismos próprios do Vaticano e tendo em conta “a experiência pastoral” consolidada em Portugal, e introduzem algumas alterações aos diálogos nas missas e às fórmulas sacramentais.
O que muda? A nota dos bispos portugueses explica que “dispomos agora de maior variedade nas saudações, no ato penitencial, no convite à oração sobre as oblatas, na introdução ao Pai Nosso, nas fórmulas de despedida da assembleia no final da celebração”.

A ideia é “quebrar rotinas”, porque “a novidade deve introduzir variedade”, tendo em vista uma “prece mais viva”. Também “se inclui a música nos lugares próprios, onde o canto a reclama, para que na celebração (do domingo e festas) o canto seja mais a regra do que a exceção”.

A nova versão do Missal Romano em português entrará em vigor no dia 14 de abril (Quinta-feira Santa), dois anos depois de ter sido aprovada pela Conferência Episcopal Portuguesa, o  que aconteceu a 14 de novembro de 2019.

Em janeiro de 2021 foi validada pelo Papa Francisco, e a 13 de outubro foi confirmada pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos sacramentos.

COMENTÁRIOS