Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Oleiros-Amieira: Tempo de grandes decisões na floresta da freguesia

Reconquista - 17/01/2024 - 15:54

Está previsto investimento inicial de cerca de quatro milhões de euros, ao qual acrescem mais seis milhões ao longo de vinte anos.

Partilhar:

Foto cedida pela freguesia oleirense

A Assembleia Geral da Associação da Entidade Gestora da AIGP do Caniçal, da freguesia de Oleiros-Amieira, reuniu no passado domingo, dia 14. De acordo com um comunicado emitido pela freguesia, a reunião teve lugar na sede da junta, a entidade promotora desta AIGP, “tendo comparecido algumas dezenas de associados que tiveram oportunidade de conhecer a proposta de OIGP já submetida para aprovação superior”.

O responsável pela empresa que elaborou aquele documento enalteceu as vantagens do projeto e, segundo a mesma informação, “sublinhou a enorme oportunidade que esta medida representa para esta área florestal e para os seus proprietários”.

“Está previsto um investimento inicial de cerca de quatro milhões de euros, ao qual acrescem mais seis milhões em apoios, ao longo de vinte anos”, refere o mesmo documento, acrescentando que existem “cinco condomínios de aldeia já aprovados (Bonjardim, Braçal, Caniçal, Eirigo, e Roda), aos quais estão destinados mais de duzentos mil euros”.

Nesta reunião foram também apresentados e aprovados, por unanimidade, o Relatório e Contas do exercício de 2023. Na parte final dos trabalhos, “foi analisada a necessidade de reorganizar os corpos sociais, prevendo-se alguns ajustes e algumas trocas, em função do volume de trabalho que se aproxima e da necessidade de contratar quadros técnicos para acompanhar os trabalhos”.

Entretanto, no próximo sábado terá lugar no mesmo local uma outra reunião de extrema importância para a AIGP do Caniçal. Nos termos do artigo 21.º do RJRP, são convocados os proprietários para estarem presentes na reunião do próximo dia 20 de janeiro de 2024 (sábado) pelas 16 horas, tendo por objetivo o estabelecimento de compromissos prévios, por via de declarações de compromisso a estabelecer com os proprietários, manifestando a intenção de aderir à OIGP.

Os interessados poderão, entretanto, consultar a proposta (em papel) da OIGP na junta de freguesia de Oleiros-Amieira e na Câmara Municipal de Oleiros.

COMENTÁRIOS