Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Oleiros: Artesãos são os novos povoadores do concelho

Reconquista - 18/08/2022 - 8:00

A aposta na valorização do artesanato, o principal ingrediente da 20.ª Feira do Pinhal, que decorreu de 10 a 14 de agosto em Oleiros, é para continuar.

Partilhar:

O território tem servido de inspiração a várias formas de arte

A aposta na valorização do artesanato, o principal ingrediente da 20.ª Feira do Pinhal, que decorreu de 10 a 14 de agosto em Oleiros, é para continuar.

“No próximo ano, Oleiros vai ter uma parceria com dois municípios já com um longo trabalho na promoção do artesanato no país e além-fronteiras, que são Estremoz e Vila do Conde”, anuncia o vereador Paulo Urbano, explicando que estes dois concelhos “estarão aqui representados no próximo ano, assim como Oleiros estará representado com o seu artesanato nos certames destes territórios”.

Paulo Urbano afirma que “a tradição e a criatividade potenciam os territórios” e Oleiros é exemplo disso. “Instalaram-se aqui dois artesãos (Jorge Marquez, em Orvalho, e Luís Pinheiro, em Pisoria) e temos outros na calha, como por exemplo um artesão que esteve aqui na Feira do Pinhal. É da Guarda, mas segundo explicou, o concelho tem as condições que um criativo procura, a inspiração, a tranquilidade e o bom acolhimento”, considerando que “são assim os nossos novos povoadores”.

Exemplo disso é “uma comunidade estrangeira de 40 artesãos que está instalada em Álvaro” e, em breve, vai criar uma associação e ter uma sede própria, com o apoio da Câmara Municipal de Oleiros. “Apoiamos os artesãos no que precisam, sobretudo nas instalações”, sublinha Paulo Urbano.

Nesta estratégia de afirmação do artesanato de Oleiros, o Município está também a avaliar a participação em certames internacionais, como em França ou em Milão.

Nos dias de realização da Feira do Pinhal estima-se que tenham passado pelo recinto dezenas de milhar de visitantes, tendo sido considerada, quer pelo executivo, quer pelos expositores, como “a melhor organização de sempre”.

COMENTÁRIOS