Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Oleiros: D. Armando Domingues assume Diocese de Angra

Reconquista - 13/01/2023 - 17:00

A entrada solene do novo bispo na Diocese de Angra do Heroísmo está marcada para este domingo.

Partilhar:

D. Armando Domingues nasceu em Oleiros em 1957. Foto Ecclesia

 

D. Armando Esteves Domingues assume oficialmente no domingo as funções de bispo de Angra do Heroísmo, nos Açores, sendo o 40.º bispo desta diocese.

O novo responsável pela diocese açoriana nasceu em 1957 no concelho de Oleiros e o Vaticano tinha anunciado a sua escolha em novembro do ano passado.

A entrada solene na diocese está marcada para as 18H00 (17H00 nos Açores) na Sé Catedral de Angra do Heroísmo, tendo a diocese confirmado a presença de vários sacerdotes da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Segundo a agência Ecclesia, a entrada solene na diocese está marcada para as 17h00 (18h00 em Lisboa), na Catedral de Angra, depois da tomada de posse perante o Colégio de Consultores, organismo representativo do clero.

O cortejo parte da Igreja da Misericórdia uma hora antes e segundo o portal diocesano ‘Igreja Açores’ este é “um lugar simbólico de onde saiu a esmagadora maioria dos bispos de Angra rumo à Catedral”, por se tratar de uma igreja junto ao Cais de Alfândega.

“A tradição, cumprida também pelo seu conterrâneo D. João Maria Pereira do Amaral e Pimentel, 28.º bispo de Angra, foi mantida até aos dias de hoje pelos bispos titulares da diocese”, acrescenta a nota.

No final da celebração na Sé, o novo bispo recebe os cumprimentos das autoridades e dos fiéis presentes, seguindo-se um jantar no Seminário Episcopal de Angra.

D. Armando Esteves Domingues nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, sendo o oitavo filho de uma família de 11 irmãos.

Aos 10 anos entrou para o Seminário Menor de Viseu, em Fornos de Algodres, tendo concluído os estudos no Seminário Maior de Viseu em 1980.

Antes de ser ordenado padre na Diocese de Viseu, em janeiro de 1982, fez um ano de experiência pastoral em Itália.

Em Viseu desempenhou funções como pároco, professor de moral, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento de Educadores Católicos e do Movimento Equipas de Nossa Senhora.

O novo bispo de Angra foi ainda capelão militar da Força Aérea Portuguesa e esteve ligado a várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação.

Em outubro de 2018 foi nomeado como auxiliar da Diocese do Porto e no final desse ano foi ordenado bispo.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. Armando Esteves Domingues preside à Comissão Missão e Nova Evangelização.

O executivo municipal de Oleiros emitiu uma nota em que expressa "as maiores felicidades para a nova missão confiada pelo Papa Francisco e realça a enorme honra e orgulho que esta nomeação representa para toda a Comunidade, fazendo votos que o seu episcopado seja muito bem-sucedido e que leve todos os Oleirenses no coração".

A Assembleia Municipal de Oleiros aprovou a 27 de dezembro uma proposta apresentada pelo Grupo Municipal PPD/PSD e pelo Grupo Municipal “Pelo Progresso de Freguesia do Orvalho” de atribuição de um voto de felicitação “pela nomeação de um ilustre Oleirense para o exercício de tão altas funções na hierarquia da Igreja". A proposta foi votada por unanimidade.

A cadeira de bispo de Angra encontrava-se vaga desde a saída de D. João Lavrador, em 2021, para liderar a Diocese de Viana do Castelo.

O distrito de Castelo Branco passa a ter dois dos seus naturais à frente de dioceses, depois de o penamacorense D. António Moiteiro ter sido nomeado em 2014 para a Diocese de Aveiro.

COMENTÁRIOS