Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Oleiros: Igreja matriz está a ser recuperada

Reconquista - 02/04/2022 - 15:00

Investimento do município tem em vista a conservação e recuperação deste património religioso.

Partilhar:

Foto cedida pela CMO

Os primeiros caixotões do teto da Igreja Matriz de Oleiros estão já restaurados, revela o município local em nota de imprensa enviada às redações.

“Este conjunto de painéis já voltou a reluzir com as suas cores naturais, depois de um longo e minucioso trabalho de recuperação da madeira de castanho e dos motivos nela pintados”, explica a mesma informação, dando conta de que a intervenção de restauro iniciou-se há dois meses.

O investimento do município oleirense liderado por Fernando Jorge tem em vista a conservação e recuperação deste património religioso. A Igreja Matriz de Oleiros, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, está classificada como Imóvel de Interesse Público, pelo que “os 50 caixotões do teto da nave, em madeira policromada, constituem uma riqueza iconográfica ímpar que tem despertado a atenção de vários especialistas em arte sacra”. “Cada um dos caixotões da nave central simboliza um tributo à padroeira, evidenciando um emblema e a referência a uma escritura do Antigo Testamento”, refere a mesma informação.

Ainda decorre em alguns locais do teto a fixação da madeira de castanho, bem como a reposição das tábuas que se encontram deterioradas. Segue-se a fase de “estabilizar a camada decorativa original que é preservada, porque está enegrecida, tem fungos e humidades. No final, estamos a fazer alguns retoques que é preciso dar ao nível da reintegração monocromática de continuidade do teto”, explica o técnico responsável pela obra, citado através da já referida nota.

O pároco de Oleiros, Luis Alves, espera reabrir a Igreja Matriz "no verão" e acrescenta que para além dos altares laterais, foram também restauradas quatro imagens. "Vamos recolocá-los quando as obras estiverem concluídas", refere. “O estado de deterioração do teto da igreja estava pior do que se pensava, existiam muitos resíduos por cima dos caixotões. Não há acesso pelo telhado e está a ser tudo reparado com desmontagem de tábuas", frisa o sacerdote, acrescentando que depois do restauro destes elementos no interior da Igreja, "vai avançar a substituição do telhado, mas esta ocorrerá já com as cerimónias ali a acontecerem e com toda a segurança".

COMENTÁRIOS