Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Oleiros: José Marques é o novo provedor da Misericórdia

- 01/02/2024 - 9:00

O antigo presidente da Câmara de Oleiros, José Marques, é o novo provedor da Santa casa da Misericórdia de Oleiros. Substitui no cargo João Mateus que liderou a instituição nos últimos 30 anos.

Partilhar:

José Marques, antigo presidente da Câmara de Oleiros, é o novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros, substituindo no cargo João Mateus que liderou a instituição durante cerca de 30 anos. A tomada de posse decorreu na passada segunda-feira, no auditório da instituição. “Foi-me feito o convite por várias pessoas para me candidatar para liderar esta importante Casa. Estamos com uma equipa renovada e queremos fazer o nosso melhor. Esta instituição tem créditos já firmados no concelho e não só, na forma como os utentes são tratados”, começa por explicar José Marques, depois de ter sido empossado pelo presidente da Assembleia Geral, Victor Antunes.

O provedor adianta que a prioridade será sempre o bem-estar dos utentes. “Queremos melhorar ainda mais a qualidade de vida dos utentes. Irei, já na próxima semana, reunir com todos os trabalhadores para ver quais são as dificuldades que existem para as melhorarmos”, disse.

José Marques considera que a instituição deve estar atenta ao quadro comunitário de apoio. A recuperação e reabilitação de espaços ou a construção de novas estruturas pode ser um caminho, mas o provedor considera que primeiro há que fazer uma avaliação. “Em tudo aquilo que pudermos iremos apresentar candidaturas. Aliás, uma das pessoas que integra a mesa administrativa é especialista na elaboração de candidaturas. Vamos estudar a população e as nossas estruturas, fazer um enquadramento, para que depois possamos decidir. A Santa Casa tem terrenos disponíveis”.

Uma das grandes apostas que José Marques pretende implementar diz respeito ao apoio domiciliário. “Queremos garantir as condições para que aquelas pessoas que preferem ficar em casa em vez de virem para as nossas unidades residenciais, o possam fazer. Esse será um dos nossos focos. No distrito já há bons exemplos dessa situação”, sublinha.

Com 70 funcionários, a Santa Casa da Misericórdia de Oleiros presta cuidados a cerca de 186 utentes, distribuídos pelas estruturas residenciais para pessoas idosas (87), apoio domiciliário (44), jardim-de-infância (33) e pré-escolar (22). José Marques diz que a instituição deve ser “a casa da vida” e que deve servir de exemplo de “alegria, amizade e solidariedade”.

VIDA O novo provedor agradeceu também o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, João Mateus, que durante cerca de 30 anos liderou os destinos da instituição. “Com a sua liderança ganhou a Santa Casa e a comunidade. Muito obrigado”, reforçou.

Na hora da despedida, João Mateus mostrou-se emocionado, mas com o dever cumprido. Foi uma vida dedicada à instituição. Através das equipas que liderou, João Mateus criou um novo infantário, hoje com 33 crianças. De um lar (agora estrutura residencial para pessoas idosas), que foi ampliado, a Santa Casa construiu mais dois. Ao nível do património, João Mateus, fala na construção do edifício de comércio e serviços, no centro da vila – que hoje é uma das principais fontes de receita da instituição -, mas também na recuperação da Igreja da Misericórdia, da Capela do Senhor dos Passos e da Capela Mãe dos Homens.

“Tudo foi bom. Sinto-me orgulhoso por terem acreditado em mim. Sinto-me bem ser humano e ajudar quem precisa”, concluiu, agradecendo a todos os que com ele fizeram este percurso e às entidades que estivarem sempre ao lado da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros.

COMENTÁRIOS

Miguel pinheiro
Este ano

"QUEM NÃO ESTÁ NA CÂMARA ESTÁ NA MISERICÓRDIA1" provérbio português multissecular