Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Oleiros: Quartel renovado com obras de um milhão

João Carrega - 04/06/2021 - 10:58

O quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros foi requalificado e ampliado, num investimento superior a um milhão de euros. Sábado é inaugurado.

 

Partilhar:

A inauguração é este sábado. Foto: João Carrega

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Oleiros inaugura, este sábado, as obras de requalificação e de ampliação do seu quartel. O investimento foi superior a um milhão de euros, sendo co-financiadas em 733 mil euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

Albino Coelho Caldeira, presidente da direção, considera que “as obras eram fundamentais e necessárias, pois o quartel já não dava resposta às necessidades. Não tinha condições de funcionalidade e tinha a estrutura muito danificada”. As obras tiveram início em 2017 e neste percurso a Associação procurou outros apoios. À autarquia juntaram-se empresas que “compraram azulejos de um mural e que apadrinharam as novas salas”.

As obras permitiram a requalificação do edifício existente e da zona envolvente. O salão nobre foi reconvertido em três salas de formação. A secretaria, a sala de direção e um espaço que servirá de futuro museu dos Bombeiros (com capacidade para acolher viaturas antigas) foram melhorados, assim como as instalações sanitárias.

Albino Caldeira explica que foi “construído um novo edifício, onde estão instaladas camaratas para homens e mulheres, com uma capacidade para 37 pessoas. Foram construídos novos balneários e sanitários, assim como uma zona para cacifos individuais”.

A inauguração dos novos espaços será feita esta sábado, pelas 11H00, numa cerimónia que contará com as presenças da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar; do presidente e comandante Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte da Costa e André Fernandes, respetivamente; da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge; e do presidente da Liga dos Bombeiros, Marta Soares.

 

FROTA Albino Caldeira diz que vai ser um dia importante para a associação. Mas com a questão do quartel resolvida, o presidente lança outra preocupação. “O parque automóvel de pesados tem cerca de 25 anos e necessita de ser modernizado. Vamos reiterar essa necessidade à Secretária de Estado”, assegura. Oleiros tem sido um dos concelhos mais fustigados pelos incêndios florestais, pelo que a renovação dos veículos florestais de combate aos incêndios (VFCI) é vista como uma prioridade. “Recentemente a Câmara de Oleiros apoiou a compra de um desses veículos, que veio substituir um outro”, adianta.

Além da frota de veículos pesados, também a de ambulâncias tem merecido atenção por parte da direção da Associação. “Estamos a fazer uma renovação desse parque. Nos últimos anos foi possível dotar os Bombeiros com seis novas ambulâncias, sendo que uma foi financiada pelo INEM, outra pelos nossos conterrâneos Raúl Mateus, Fernanda Mateus e Luís Mateus, e as restantes pelo município”, explica para realçar o apoio que a Proteção Civil e a autarquia têm dado à corporação. “De outra forma teríamos sérias dificuldades”, frisa.

Com cerca de 100 bombeiros no ativo, a Associação conta com duas equipas de intervenção permanente, cada uma com cinco elementos, sendo que são 26 os profissionais que integram os quadros da coletividade. “Neste momento abrimos concurso para o recrutamento de jovens bombeiros e temos um grupo de estagiários a terminar o curso da escola inicial de bombeiros”, conclui.

 

COMENTÁRIOS