Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Oleiros: Rali TT histórico pela primeira vez no país

Artur Jorge - 09/08/2016 - 9:07

O Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e o Clube Trilhos do Estreito protagonizam uma parceria com vista à realização de uma prova inédita na zona do Pinhal: o Rali TT Histórico Vila de Oleiros, aprazado para o dia 17 de setembro.

Partilhar:

Iniciativa resulta de uma parceria entre o Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e Associação Trilhos do Estreito

O Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e o Clube Trilhos do Estreito protagonizam uma parceria com vista à realização de uma prova inédita na zona do Pinhal: o Rali TT Histórico Vila de Oleiros, aprazado para o dia 17 de setembro.

"É uma prova inovadora em Portugal. Será a primeira vez que um rali TT em regularidade histórica será realizado no nosso país, apesar de em Espanha este tipo de provas se fazer há alguns anos e com sucesso assinalável", explica a comissão organizadora do rali.

Estamos a falar de um evento aberto à participação de veículos todo-o-terreno clássicos (até 1990) e contemporâneos (matriculados até à data do fim do prazo para inscrições), suv's ou crossover's de série, sendo apenas condição, no que se refere a equipamento, que os veículos tenham instalado um extintor com a carga mínima de 2 kg.

A 1.ª secção (manhã), com cerca de 70 km, ligará Oleiros à Sertã, localidade onde pelas 13H00 terá lugar o almoço. A 2.ª secção (tarde), com uma extensão de cerca de 80 km liga as duas vilas no sentido inverso.

A organização, tratando-se da primeira edição de um rali com esta especificidade, "optou por definir um percurso em estradões sem grande grau de dificuldade, privilegiando para o efeito cenários paisagísticos naturais ímpares". Por outro lado, "com o intuito de se simplificar ao máximo a prova para os concorrentes, optou-se por um formato acessível de regularidade histórica, no qual apenas serão introduzidos controlos horários sem paragem, onde deverão passar na hora, minuto e segundo que a organização lhes indicar; e regularidade à figura do roadbook, em que a passagem nas mesmas (figuras) também deverá ser realizada na hora, minuto e segundo que lhes for indicado".

Os responsáveis sublinham que esta é uma prova dirigida a veículos TT, suv's e crossover's de série: "os equipamentos mínimos no apartado desportivo para participar são apenas um conta-quilómetros aferido pelo Km padrão de estrada e um ou dois cronómetros, ainda que possam ser utilizados outros equipamento de medição e de contagem de tempo ou distância pelos concorrentes".

Está é uma prova admitida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e as inscrições encontram-se a decorrer nos sítios online do Clube de Automóveis Antigos e do Trilhos do Estreito.

 

COMENTÁRIOS