Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Opinião: CD Alcains - Fazer omeletes sem ovos

Rogério Martins - 14/05/2018 - 16:48

"Voltámos pois a ver os sócios de mãos dadas com o clube mais representativo da sua terra e um dos maiores da região, o CDA"

Partilhar:

"É hora de olhar para o futuro. O que se poderá fazer para evitar o sobe e desce de divisão e tornar menos duro o trabalho da direção?

Quem assistiu aos jogos do Clube Desportivo de Alcains, no Trigueiros de Aragão com o Sernache e o Pedrogão, e na Atalaia do Campo com o clube local, deve ter considerado como bem empregue o seu tempo e a aquisição dos bilhetes para os jogos. Jogos rasgadinhos que colocaram o CDA no ceptro de Campeão Distrital de Futebol de Castelo Branco, após seis anos a discutir o título que escapava sempre por milímetros. Mas os jogos referidos foram muito mais do que simples jogos de futebol. A forma entusiástica como foram vividos pelos alcainenses e amigos do CDA faz-nos lembrar os tempos áureos e já longínquos da 2ª e 3ª Divisão, em que havia uma perfeita harmonia e coesão entre os jogadores, treinador, a Direção e os sócios. Voltámos pois a ver os sócios de mãos dadas com o clube mais representativo da sua terra e um dos maiores da região, o CDA. Mas o resultado final e o ambiente vivido só foram possíveis porque o presidente da Direção, Élio Esteves, soube constituir uma só equipa , com lemes sincronizados, jovem e de mãos arregaçadas, onde o sexo feminino também teve assento e com trabalho notável. Os elementos diretivos Manuel Ferreira, Milene, Sara, David, Ivo, Fábio, Alcino, João, Ricardo e Marco, são apenas alguns dos bons exemplos. E o trabalho desenvolvido torna-se mais relevante se considerarmos o decréscimo do poder económico que a nossa terra vem registando nos últimos 20/30 anos. Que se tem traduzido por uma maior dificuldade no apoio ao Clube pelas empresas e também pelos sócios cujo número reduziu de forma significativa. Tal facto tem dificultado em muito o trabalho da Direção que acaba assim, com este título de Campeão Distrital, por fazer uma excelente omelete sem ovos. Diga-se também, com toda a justiça, com o apoio possível e sempre presente das autarquias alcainense e albicastrense.

FUTURO Mas a hora é agora de olhar para o futuro. O que se poderá fazer para evitar o sobe e desce de divisão e tornar menos duro o trabalho da Direção? Duas primeiras necessidades saltam à vista, em meu entender e do sócio comum que acompanha o clube, para dar sustentabilidade ao projeto do CDA, uma adequada sede e a melhoria do campo de jogos nº2 do Trigueiros de Aragão com inclusão do arrelvamento. Uma sede adequada (a adaptação da antiga Dielmar seria em meu entender uma excelente decisão) permitiria melhores condições de trabalho, maior envolvimento dos sócios e consequente geração de receitas. A melhoria do campo de jogos ajudaria a fixar os muitos jovens de Alcains que praticam a modalidade em outros clubes da região, criando as raízes da formação e tendo em vista o posterior “abastecimento” da equipa sénior, que deverá contar sempre com uma significativa “prata da casa” que, por sua vez, motivará uma maior envolvência de adeptos e famílias dos atletas. Como já aconteceu nos momentos de maior visibilidade do Clube Desportivo de Alcains. Só assim o projeto CDA será sustentável.

Rogério Martins - sócio e antigo dirigente do CDA

COMENTÁRIOS

Amaro Lopes
à muito tempo atrás
Olhar o futuro