Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Orfeão: Concerto de aniversário dia 24

Lídia Barata - 21/06/2018 - 8:00

O Orfeão de Castelo Branco vai festejar, dia 24 de junho, mais um aniversário. São já 61 anos de atividade que vão ser celebrados com a realização de um concerto.

 

Partilhar:

O concerto antecede a eucaristia e o jantar

O Orfeão de Castelo Branco vai festejar, dia 24 de junho, mais um aniversário. São já 61 anos de atividade que vão ser celebrados com a realização de um concerto, às 16H00, na Sé Cocatedral de Castelo Branco, seguindo-se a participação na Eucaristia das 18H00, onde serão lembrados de modo muito particular todos os orfeonistas já falecidos.

Para este concerto, o Orfeão contará com a companhia de um quarteto de cordas da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Quarteto Keill, que contribuirá também para enriquecer uma tarde de música e alegria, para a qual o Orfeão convida todos os amigos e a comunidade em geral.

Organizado pelo Clube de Castelo Branco, em 1957, o Orfeão de Castelo Branco tornou-se associação cultural independente em 1973, sob a regência do padre Horácio Nogueira. Assumiram ainda essa função Carlos Gama, Jorge Correia, Ema Casteleiro, contando atualmente como maestro com Rui Barata.

Em 1986, o Orfeão recebeu do Governo a medalha de Mérito Cultural. Em 2008 foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Castelo Branco. No ano em que comemorou o seu 60.º aniversário, foi homenageado pela Junta de Freguesia com a atribuição da Medalha de Mérito - Grau Ouro, na III Gala da Freguesia de Castelo Branco. Como marco importante da vida do Orfeão assinala-se ainda o lançamento, em 2016, do livro comemorativo de meio século de existência, que se completou em 2007.

“Foram muitos os orfeonistas que ao longo destes 61 anos contribuíram para a grandiosidade deste grupo coral, que se orgulha de ter representado a cidade de Castelo Branco em inúmeros concertos e espetáculos por esse país fora e no estrangeiro, e espera continuar a desempenhar esse papel de embaixador por muitos e bons anos”, refere a direção, acrescentando que “o Orfeão de Castelo Branco, por empenho da sua atual direção e também do seu maestro, está de olhos postos no futuro e pretende assegurar a sua continuidade”, tendo por isso sido criado, em 2016, “o Orfeão InMezzo, grupo coral que é constituído por orfeonistas mais jovens”.

 

COMENTÁRIOS