Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Advento: D. Antonino publica mensagem no Facebook

Reconquista - 07/12/2017 - 9:10

“Que bom seria se em todos os Lares cristãos existissem, a par da Sagrada Escritura, os verdadeiros sinais do Advento a estimular todos os membros da família à preparação para o Natal!...

Partilhar:

D. Antonino Dias, bispo de Portalegre e Castelo Branco

“Que bom seria se em todos os Lares cristãos existissem, a par da Sagrada Escritura, os verdadeiros sinais do Advento a estimular todos os membros da família à preparação para o Natal!...

A Coroa do Advento a fazer lembrar a nova aliança de Deus com a humanidade.

A lembra-nos a necessidade da conversão e da esperança que levam a perseverar na entrega da vida a Deus.

A fazer-nos viver na alegria e na expetativa, simbolizadas também no acender, em cada Domingo, em comunidade, uma das quatro velas que apontam para a Luz do Mundo.

A Árvore do Natal, que também é costume integrar-se nesta quadra, falar-nos-á como símbolo da vida, como símbolo do triunfo da vida sobre a morte, da graça sobre o pecado.

O Pinheirinho, de folhas sempre vivas e verdes, com bolas coloridas a enfeitá-lo, falar-nos-á da vida permanente e plena que Jesus nos oferece para que dêmos frutos de boas obras, de verdade e amor.

A estrela, qual bússola orientadora, não deixará de nos indicar o caminho para chegarmos à meta.

Para chegarmos a um verdadeiro encontro com Jesus e melhor sentirmos a Sua presença pelos caminhos que dão sentido à nossa vida e às coisas da vida.

Mas será, com certeza, o Presépio o que muito nos pode ajudar a viver este acontecimento.

O Presépio fala-nos do mistério do amor de Deus. Fala-nos da ternura, humildade, simplicidade e despojamento do nosso Deus, o Deus que se fez Menino.

Convida-nos a parar, ao silêncio contemplativo e orante, à oração pessoal e familiar, tem sentido pedagógico e construtivo, é catequético.


Luz do mundo que afasta as trevas, Luz simbolizada na vela acesa, o Filho de Deus tornou-se em tudo igual a nós para nos dizer que o Pai é o Deus próximo, rico em misericórdia.

O Deus que nos ama a todos a começar pelos mais desprotegidos.

É o Deus que não faz acessão de pessoas e quer iluminar todas as noites no coração de cada pessoa, de cada família, de todo o mundo.

Quer estabelecer a paz.

Essa paz que também lhe iremos pedir, integrando-nos na iniciativa da Cáritas Portuguesa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, um compromisso com a Paz no Mundo, a Paz em Família, a Paz entre Homens e Mulheres.

Um gesto que este ano será também associado à iniciativa “Luz da Paz de Belém”, uma luz que os Escuteiros de diferentes países da Europa e de outros continentes, distribuem por toda a parte depois de, em cada ano, um rapaz ou uma rapariga austríaca, a ter acendido na Gruta da Natividade de Jesus, em Belém.

Que o Natal seja Natal! Que seja Festa! Festa autêntica, com todos os quês e acessórios indispensáveis e possíveis a uma festa! “

COMENTÁRIOS