Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pais em Tempos de Crises: Namoros amargos

Mário Freire - 23/02/2017 - 10:46

Comemorou-se há pouco mais de uma semana o Dia dos Namorados. Nesse mesmo dia, o Diário de Notícias trazia uma série de dados sobre a violência no namoro. Referia-se na notícia que, no ano de 2016, tinham sido registados 1787 casos, num universo de 1,1 milhões de alunos. Não se especificava o grau de escolaridade dos alunos. Sabe-se, no entanto, que o Programa Escola Segura está atento ao fenómeno e que tanto a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) como a PSP têm desenvolvido nas escolas acções de sensibilização sobre este tipo de violência.  
Afinal, quando é que no namoro há violência? Ela existe quando um dos namorados (ou ambos) é violento, tendo em vista obter uma posição de poder e controlo sobre o outro. Esta violência pode exprimir-se de diferentes maneiras: emocional, verbal, física e sexual. As estratégias usadas são variadas e, alguns delas, podem ser tão subtis que a vítima mal chega a aperceber-se dos objectivos do outro parceiro.
A violência no namoro, segundo uma psicóloga da APAV, “é transversal a idades e a classes sociais e cada vez mais expressiva”, apresentando uma relevância ligeiramente maior entre os ex-namorados do que nos namorados (57% e 43%, respectivamente, em 2016). 
Um outro técnico da APAV, referindo que a maioria das raparigas portuguesas ainda não conta aos pais que tem namorado, acrescenta que para muitas delas “são eles que lhes escolhem as roupas quando vão sair na sexta-feira à noite…”, e que também são os rapazes que “têm conhecimento das palavras-chave de e-mail e facebook delas, não acontecendo o contrário.”
Sabe-se que a violência também se aprende e numa família onde aquela exista, a mesma poderá ser replicada pelos filhos, junto de terceiros. Por outro lado, a presença de pais atentos e conhecedores destas situações; a sua disponibilidade para ouvirem os filhos e ensinar-lhes que, em certas circunstâncias, há que saber dizer não, eis alguns dos meios que podem ajudar quer a prevenir a violência no namoro, quer a pôr-lhes cobro rapidamente, caso ela se faça sentir. 
freiremr98@gmail.com

COMENTÁRIOS