Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pais em tempos de crises: Transmitir o gosto pelo esforço

Mário Freire - 08/03/2018 - 10:02

Costuma ligar-se o êxito académico à inteligência. Ora, esta entidade, se até dado momento, era definida como um conjunto de características intelectuais como o conhecimento, a compreensão, a análise, o pensamento, a interpretação, a memória, a criatividade…, hoje, aquele termo, também é utilizado, ligando-o a factores emocionais. Assim como há uma inteligência intelectual, há, igualmente, uma inteligência emocional. 
Esta, não é menos importante do que a primeira. Em certas circunstâncias, até, como nas funções de liderança, assume maior relevo. Ela tem a ver como usamos os sentimentos quando tomamos decisões importantes, se permanecemos optimistas e com a vontade de prosseguir, apesar das contrariedades e obstáculos, se estamos atentos e percebemos o que sentem os outros, se não perdemos o controlo ou não ficamos a remoer em silêncio quando nos zangamos…
Ora, em relação com esta modalidade de inteligência – a emocional - está a existência de estudos que, há já algum tempo, demonstraram a importância da perseverança e da vontade no êxito escolar. Agora, uma equipa de investigação do Instituto de Tecnologia do Massachusetts interrogou-se sobre a capacidade de bebés de 15 meses aprenderem a virtude do esforço, não desanimando ao primeiro insucesso. Não é este o lugar para descrever a experiência. Dir-se-á, no entanto, que o grupo de crianças que via um adulto ter êxito, numa tarefa manual, sem esforço, implicava-se menos em alcançar um dado objectivo do que o outro grupo de crianças que via um outro adulto tentar realizar uma tarefa, de diferentes maneiras, fazendo esforço para atingir aquilo que pretendia.
Em que medida estes dados podem interessar aos educadores? Bem, Héloïse Junier, psicóloga e jornalista, ao relatar esta experiência de Massachusetts, diz-nos que ela é inspiradora para os pais. Estes, na verdade, são os primeiros modelos para os filhos. Se, perante uma tarefa difícil, os pais, mais do que lamentarem-se, não desanimarem e persistirem em alcançá-la com esforço, mas também com paciência e determinação, estarão a ensinar aos seus filhos como, na vida, se poderão atingir as grandes metas que para ela formularam.
freiremr98@gmail.com                                             

COMENTÁRIOS