Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Parceria: Alunos apuram idiomas

Lídia Barata - 26/06/2018 - 9:00

O Reconquista faz a ponte entre a Digital Press e o Agrupamento Nuno Álvares, num projeto vocacionado para os alunos de português e espanhol.

Partilhar:

Parceria envolve Nuno Álvares, Digital Press e Reconquista

Os alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, sobretudo os da disciplina de Espanhol, vão, no arranque do próximo ano letivo, produzir notícias sobre as atividades escolares e outros interesses para colocar numa plataforma onde também os seus colegas espanhóis produzem o mesmo tipo de informação. O objetivo é que os alunos espanhóis que têm a disciplina de português possam treinar a leitura na língua de Camões e os alunos portugueses de espanhol possam ler em castelhano.

O protocolo de colaboração foi assinado quarta-feira, dia 20 de junho, na escola sede do Agrupamento Nuno Álvares, em Castelo Branco. Pedro Hurtuna, do Grupo Digital Press, sediado em Espanha, explica que será criado um micro site, que ficará alojado no site do jornal Reconquista, que os alunos do Agrupamento Nuno Álvares “alimentarão” com notícias referentes à vida da comunidade escolar, à cidade, ou referentes a alguns temas que a Digital Press lhes proponha, e onde podem aceder e ler as dos seus colegas espanhóis. Esta plataforma alojará a partilha de informação dos dois países. No final do ano letivo haverá um incentivo para os alunos, que poderá ser um encontro entre todos os envolvidos e ser-lhes atribuído um certificado de participação.

O projeto é financiado pela Junta da Extremadura e tem a duração de um ano, podendo ser depois renovável. “É muito importante este acordo, esta partilha de conteúdos, que vem enriquecer também o desenvolvimento curricular e pessoal dos alunos envolvidos”, reitera Pedro Hurtuna.

António Carvalho, diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, agradeceu à Digital Press e ao Reconquista mais esta parceria, que considera será benéfica para os alunos, mas “será também uma forma de chegar às pessoas fora do Agrupamento”, o que vem de encontro aos objetivos do Agrupamento, que já constituiu uma equipa para tratar da comunicação. O elo de ligação a este projeto, além do diretor, será o professor de Espanhol, Jorge Garcia.

Fernanda Mateus, administradora do Reconquista, também se congratula pelo envolvimento do jornal em mais um projeto virado para as escolas, uma vez que esta é uma das características do ADN do semanário, que desde sempre se diferenciou pelo apoio à comunidade educativa da região, à produção de jornais escolares e divulgação das notícias de escolas.

 

COMENTÁRIOS