Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Património agrícola: Idanha-a-Nova traça meta ambiciosa

Reconquista - 28/05/2021 - 9:30

Intercâmbio abordou a importância dos Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial na preservação de territórios.

Partilhar:

O trabalho pretende valorizar o património agrícola

O intercâmbio entre Idanha-a-Nova e a comarca de La Axarquía (Espanha) aborda a importância dos Sistemas Importantes do Património Agrícola Mundial (SIPAM) na preservação de territórios agrícolas locais, como é explicado pelo próprio município raiano.

"Nós assumimos a nossa condição de agricultores. Herdamos as práticas agrícolas de diferentes civilizações que cultivaram oliveiras nesta terra e, assim, sustentaram a economia familiar. Temos que preservar o nosso património único que são as pessoas do campo, a paisagem, a biodiversidade e a cultura", afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, durante o intercâmbio "SIPAM e Bio-regiões: desafios e estratégias para o desenvolvimento dos territórios rurais”.

O evento aconteceu na passada semana, mais precisamente dia 20, em formato on-line com o objetivo de promover a troca de experiências entre o concelho de Idanha-a-Nova, primeira Bio-Região reconhecida em Portugal, e La Axarquía, na comarca de Málaga que tem sido uma referência na preservação dinâmica e valorização do seu património endógeno, tendo conquistado o primeiro reconhecimento SIPAM na Europa.

A experiência andaluza, segundo a mesma informação, foi partilhada pelos representantes da «Agencia para la gestión agraria y pesquera de Andalucía» (Agapa-Málaga), nomeadamente Pablo Avila Zaragozá, David Polonio Baeyens e Rafael Fernandéz Gómez, que salientaram a importância do processo participativo de construção como elemento central para o sucesso do plano de conservação dinâmica do SIPAM.

Esperanza Perea Acosta, Coordenadora do projeto VALSIPAM – Valorização dos SIPAM no Sudoeste Europeu, destacou a ligação direta entre o processo do SIPAM e o desenvolvimento do turismo: “O reconhecimento do território como um sistema integrado que engloba biodiversidade, cultura, paisagem e pessoas traz experiências únicas com o turismo. Esta riqueza peculiar precisa de investimentos para ser preservada”.

A ligação entre a valorização das paisagens e dos sistemas agrícolas singulares foi evidenciada no Diagnóstico Territorial Rápido de Sistemas Alimentares Sustentáveis, realizado pela Actuar – Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento em Idanha-a-Nova. “Este diagnóstico é essencial para dar a conhecer as potencialidades de um reconhecimento SIPAM e para promover sistemas de governança assentes numa abordagem de direitos, estimulando possíveis sinergias entre SIPAM e Bio-Regiões”, como é realçado na mesma informação.

Após a troca de experiências, Catarina Pereira, do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD), anunciou a realização de um seminário de dois dias em Idanha-a-Nova que acontecerá no próximo trimestre, para discutir a aprovação de um modelo de governança para a Bio-Região inserido no processo de reconhecimento SIPAM.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
Idanha-a-Nova/Bio Região/Amendoal super intensivo.