Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penamacor: 27 entidades agraciadas com medalhas de mérito

José Furtado - 31/05/2021 - 17:01

ATUALIZADA ULSCB, GNR, bombeiros e IPSS vão ser homenageadas esta terça-feira no Dia do Concelho de Penamacor.

Partilhar:

Foto arquivo Reconquista

Vinte e sete entidades receberam este ano a medalha de mérito municipal no assinalar do Dia do Concelho de Penamacor, a 1 de junho.

De acordo com a lista a que o Reconquista teve acesso, no topo das galardoadas estão as organizações ligadas à saúde, estando prevista a atribuição à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, à Unidade de Cuidados Personalizados de Penamacor e à Unidade de Saúde Pública.

Foram ainda galardoadas a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor e o posto local da Guarda Nacional Republicana.

A maioria das medalhas serão destinadas às instituições de solidariedade social do concelho.

São elas o Lar Dona Bárbara Tavares da Silva, a Póvoa Sol (Vale da Senhora da Póvoa), a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, a Liga dos Amigos de Pedrógão de São Pedro, o Centro de Dia de São Bartolomeu (Aldeia do Bispo), o Centro Social Paroquial de Aldeia de João Pires, a Liga dos Amigos de Aranhas, o Centro Paroquial de Nossa Senhora da Quebrada (Benquerença), o Centro de Dia de São Domingos (Meimoa) e o Instituto Social Cristão Pina Ferraz.

Foram ainda contempladas as nove freguesias e uniões de freguesia do concelho, o Comando Distrital de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Segurança Social do distrito de Castelo Branco e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches.

A proposta tinha sido apresentada recentemente pelo vereador da oposição na Câmara Municipal de Penamacor, como reconhecimento público a quem no último ano trabalhou na prevenção e tratamento da Covid-19.

“Eu acho que era altura de nós reconhecermos essas instituições e entregarmos medalhas de mérito municipal”, disse Filipe Batista na reunião pública do executivo de 21 de maio.

António Luís Beites concordou com a proposta e mostrou-se disponível para o entendimento com o vereador para ultrapassar as formalidades necessárias, afirmando que “ainda estamos a tempo” de homenagear não só o centro de saúde mas também outras instituições como as IPSS e os bombeiros.

A lista seria aprovada uma semana depois e a cerimónia acontece esta terça-feira, 1 de junho, a partir das 11H00 no auditório da Escola de Música, no ex-quartel de Penamacor.

O Dia do Concelho de Penamacor conta ainda com a abertura ao meio-dia da exposição “Arte em Xisto” de José Ramos, no Museu Municipal de Penamacor. Para as 14H30 está prevista a apresentação do livro “Dois contos maravilhosos e uma macacada”, de Rosa Gonçalves, que decorrerá no Centro Escolar de Penamacor.

Durante o dia celebra-se também o Dia Mundial da Criança com atividades para o pré-escolar e 1.º ciclo.

 

NOTA DO RECONQUISTA Na primeira versão da notícia, feita com base na lista a que o jornal teve acesso, estavam contabilizadas 15 entidades. O Reconquista optou por atualizar a informação.

COMENTÁRIOS