Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penamacor a sentir cultura e religião

Reconquista - 03/03/2024 - 8:13

Ciclo de Manifestações Culturais da Religiosas acontece no concelho até 20 de maio.

Partilhar:

Romaria da Senhora do Incenso faz parte do programa. Foto arquivo Reconquista

O concelho de Penamacor vai assinalar até 20 de maio o Vivências do Sentir, o Ciclo de Manifestações Culturais da Religiosas, que acontece neste período de Quaresma.

O programa iniciou-se a 14 de fevereiro e resulta do cruzamento entre uma programação própria definida pela Câmara Municipal de Penamacor, as vivências de cultura popular associadas ao ciclo de tradições da Quaresma e as romarias que decorrem até ao Espirito Santo.

Segundo o município “destes momentos culturais farão parte elementos presentes na matriz cultural identitária destas comunidades, como é o caso da encomendação das almas, entoação dos Martírios do Senhor ou as Alvíssaras, e ainda procissões e concertos de música sacra associados à dimensão cultural contemporânea”. A programação foi construída em parceria com as juntas de freguesia e comunidades locais, a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, o Rancho Folclórico de Penamacor e o Grupo de Cantares de Pedrógão de S. Pedro.

No domingo, dia 3 de março, a aldeia de Bemposta recebe a procissão dos passos e a 12 será a vez de o Salvador apresentar os martírios. Para 13 de março está marcada a encomendação das almas em Pedrógão de São Pedro e a 14 a encomendação das almas na aldeia de Meimoa. A 16 a Banda Filarmónica União de Aldeia de João Pires dá um concerto em casa.

Penamacor assinala no dia 17 a procissão dos passos e a 20 o Pedrógão de São Pedro faz a encomendação das almas. A 23 o coro do polo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão dá um concerto no convento de Santo António em Penamacor. A 24 o domingo de ramos é celebrado em Aldeia de João Pires.

Na quinta-feira santa, a 28 de março, há martírios em Pedrogão de São Pedro, Ladainha das mulheres em Aldeia de João Pires, lava-pés no Meimão, ladainhas em Penamacor, via-sacra e martírios em Benquerença e martírios em Aranhas.

Na sexta-feira santa o Meimão recebe a procissão do calvário e via-sacra, Penamacor o enterro do Senhor e martírios e Aldeia de João Pires a ladainha dos homens. No sábado de aleluia haverá alvíssaras em Aldeia de João Pires, Aranhas, Bemposta e Salvador e missa de aleluia e alvíssaras em Penamacor.

Em abril começam as romarias, com a Senhora do Incenso logo no dia 1, após o domingo de Páscoa, sendo feriado municipal.

A 14 de abril assinala-se a romaria da Senhora do Bom Sucesso (Aranhas) e em maio a Senhora da Quebrada (Benquerença) no dia 12. Este calendário culmina a 19 e 20 de maio com a romaria de Nossa Senhora da Póvoa, no Vale da Senhora da Póvoa.

COMENTÁRIOS