Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penamacor: Beites apela à união regional em nome do desenvolvimento

José Furtado/ RCB - 21/10/2021 - 10:36

Fixação dos jovens, Malcata e finanças são as prioridades assumidas pelo presidente. Assembleia é liderada pela primeira vez por uma mulher.

Partilhar:

António Luís Beites assume o terceiro e último mandato. Foto CMP

O presidente da Câmara Municipal de Penamacor apelou à união local e regional para que seja possível desenvolver o concelho e conter a sangria demográfica a que tem estado sujeito. António Luís Beites tomou posse para o terceiro e último mandato como presidente, depois de ter renovado a maioria no executivo e assembleia municipal. Os resultados alcançados pelos socialistas a 26 de setembro “são sinal do grande trabalho que os autarcas do PS têm feito em prol do concelho” mas a partir de agora a luta eleitoral fica para trás, afirmou.

Para António Luís Beites “sozinhos não vamos a lado nenhum”, sobretudo quando o problema é a perda de população, uma realidade que na sua opinião “é nacional” e deve ser assumida em conjunto por todos os autarcas do interior, para combater os que criticam uma política de discriminação positiva.

“Vamos começar a ouvir dos autarcas do litoral e dos grandes centros urbanos que essa história de ir tudo para o interior tem de acabar, porque é um pouco isto que temos ouvido nos últimos anos e não é a realidade na prática”, disse no discurso de posse.

António Luís Beites prometeu fazer “das tripas coração” para fixar os jovens no concelho, manter a ligação ao Sabugal com que partilha a Serra da Malcata e continuar a trabalhar na estabilidade financeira da autarquia, que “é muito robusta” e permitirá responder aos “desafios dos próximos anos”.

Mais de metade do executivo da Câmara Municipal de Penamacor foi renovado após as eleições, mantendo-se apenas o presidente e o vereador independente Filipe Batista. Ilídia Cruchinho, que nos últimos anos foi chefe de gabinete de Beites, regressa agora como número dois do presidente e José António Borrego estreia-se nestas funções, também pelo PS. Anselmo Cunha lidera a oposição com o movimento independente Abraçar Penamacor, assumindo as funções de vereador depois de ter sido presidente de junta e da assembleia municipal. A seu lado conta com Filipe Batista, que durante os últimos quatro anos foi a única voz eleita pela oposição.

Pela primeira vez a Assembleia Municipal de Penamacor terá à frente uma mulher. Valéria Gonçalves subiu a cabeça de lista do PS depois da desistência de Vieira Pires e irá agora conduzir os trabalhos tendo como secretários o presidente da União de Freguesias de Pedrógão de São Pedro e Bemposta António Pinto e António Rui Raposo, que regressa a um lugar onde no passado foi uma das vozes mais ativas.

COMENTÁRIOS