Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penamacor: Freguesias com apoio de 300 mil euros

José Furtado/ RCB - 24/06/2021 - 17:04

Apoio da câmara municipal destina-se a medidas de prevenção e contenção da Covid-19.

Partilhar:

As freguesias do concelho de Penamacor deverão receber 300 mil euros da câmara municipal para medidas de prevenção e contenção da Covid-19. A proposta aprovada por unanimidade pelo executivo vai ser analisada esta sexta-feira pela Assembleia Municipal de Penamacor, que reúne na Casa do Povo. Caso seja aprovada as ajudas neste âmbito vão atingir os 700 mil euros, somando as verbas do ano passado.

António Luís Beites esclareceu que para cada freguesia foi definido um valor base que será aumentado para as que estão em união e têm anexas. À luz deste critério haverá valores mais substanciais para a União de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires, para a União de Pedrógão de São Pedro e Bemposta e ainda para a Junta de Freguesia de Benquerença, que tem a única anexa do concelho, que é Quintas do Anascer. Os apoios “foram tratados com todos os senhores presidentes de junta”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Penamacor.

O vereador Filipe Batista pediu mais esclarecimentos sobre os critérios para a distribuição destas verbas, lembrando que cada freguesia tem um número de habitantes diferente. O eleito da oposição perguntou ainda pelos contratos de delegações de competências e deixou uma sugestão às juntas “para que criem uma rubrica sobre o Covid-19 para que no futuro venham a justificar este apoio”.

Em relação ao contratos de transferência de competências, António Luís Beites disse que há um acordo para que estes sejam analisados apenas após as eleições autárquicas deste ano, o que segundo ele foi acertado com os presidentes. Filipe Batista teme no entanto que as freguesias estejam já hoje “a executar tarefas próprias da câmara sem terem os contratos assinados” e espera “que não estejam a utilizar os apoios do Covid para essas competências”.

 

COMENTÁRIOS