Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penamacor: Madeiro ganha chama na noite de sexta-feira

José Furtado com Luís Seguro - 23/12/2022 - 10:31

Tradição mais conhecida do concelho foi cumprida este ano pelos jovens que nasceram em 2002.

Partilhar:

Grupo deste ano tinha nove jovens da vila. Foto Luís Seguro

Quando o relógio da torre começar a assinalar a chegada da meia-noite de 23 para 24 de dezembro cumpre-se em Penamacor um dos rituais mais importantes do ano. O acender daquele que é considerado o maior madeiro do país acontece desta vez sem máscaras, álcool gel ou distanciamento físico, que nos últimos dois anos impediram ou condicionaram a sua organização. Este será o segundo momento alto do evento Penamacor Vila Madeiro, que terminará no dia de Natal. O primeiro começou na madrugada de 7 de dezembro e concluiu-se na tarde do dia seguinte, com o arranque e transporte do madeiro para o adro da igreja matriz. Este ano estiveram envolvidos seis rapazes e três raparigas que nasceram em 2002 mas nos alicerces, que permitem manter a tradição de ano para ano, estão as famílias e muitos conterrâneos que todos os anos se chegam à frente com máquinas, árvores ou simplesmente vontade de trabalhar, o que compensa a carência de jovens num dos concelhos mais envelhecidos do país.

“Acabamos por repartir o trabalho por todos e correu bem”, relatou Guilherme, um dos rapazes do ano. Mas desde que estes jovens nasceram, o ritual de passagem que era protagonizado pelos rapazes em idade de ir à inspeção abriu-se às raparigas. “São 20 anos de espera por este dia e quando finalmente chega é uma alegria para todos nós”, disse Maria, que tal como Adriana empenhou-se porque “nós quisemos manter a tradição que já vem dos nossos pais”, declararam antes de subirem aos tratores para fazerem o caminho em direção ao centro da vila.

A festa do acender do madeiro começa com a chegada da noite de sexta-feira, com a Banda “Fun Christmas” e BFC Street Band em concerto pelas ruas a partir das 17H00 e um concerto da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires na tenda Vila Madeiro a partir das 21H00. A praça Vila Madeiro recebe a partir das 22H30 o concerto do Soul Gospel Project e à meia-noite é aceso o madeiro. Ao longo da noite vão andar pelo centro da vila a Fanfarra 4XX, Tok´Avakalhar e as Concertinas de Alpedrinha. No dia 24 há ainda concertos com o saxofonista João Salcedas (10H30), animação de rua com a Orquestra do Pai Natal e Bordões da Beira e depois da missa do galo vai cantar-se ao menino junto ao madeiro. Na tarde do dia 25 há circo de Natal na tenda Vila Madeiro (16H00).

 

COMENTÁRIOS